Será que ter Força de Vontade Realmente é um Bom Sinal?

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia! Começando, com muito carinho, mais uma pílula! Luz e paz para seu coração!

Luz e paz sempre para sua vida, para que você possa aproveitar ao máximo cada passo da sua jornada. Hoje eu gostaria de conversar um pouco com vocês a respeito do perigo de achar que só boa vontade é suficiente para fazer com que nós tenhamos uma vida mais em paz e mais feliz. Vamos conversar um pouco sobre isso?

Nós crescemos ouvindo falar da importância de termos boa vontade para realizar grandes coisas, ou força de vontade, melhor dizendo. Então, se você não tiver força de vontade, você não lerá um livro; se você não tiver força de vontade, não fará uma dieta; se você não tiver força de vontade, você não mudará uma situação que está lhe incomodando.

Por várias vezes, você deve ter escutado assim, inclusive de mim em alguns momentos. Pois é, eu também já escutei isso, mas hoje eu queria ir mais fundo nesse assunto. A presença da força de vontade é um sintoma claro de que, por incrível que pareça, algo não está indo bem dentro de nós. Precisar esforçar demais para fazer algo que deveria ser feito de maneira leve e natural é sinal de que existe uma resistência que não foi bem trabalhada.

Reflita comigo: se você está em harmonia, por exemplo, em relação a não comer tanto doce, porque você vai passar mal ou engordar, não precisa ter força de vontade, porque você já descobriu ou entrou nessa vibração de não comer muito doce durante um tempo. Se é algo bem resolvido dentro do seu coração, concorda que você entrará em uma padaria e, se alguém lhe oferecer um sorvete ou um doce, você olhará e falará "Não, obrigado"?

A pessoa pode até se assustar: "Não é possível que rejeitará esse brigadeiro"!

E você dará uma risada, responderá "hoje eu vou recusar" e ficará bem. Concorda?

Você não precisará de força de vontade, apesar de as pessoas falarem "que força de vontade". Não!

Se você não teve nenhum tipo de ímpeto para quebrar sua promessa porque estava alinhado com esse objetivo, você não precisou de força de vontade. Darei um exemplo que vocês entenderão bem, principalmente você que é mulher: uma mulher encontra um homem que começa a paquerá-la, porém ela é casada ou tem um namorado ou um noivo de quem gosta. Ela precisa de força de vontade para resistir aos encantos de um terceiro?

Duvido!

Se você é uma pessoa bem resolvida e ama seu companheiro, duvido que precise pensar muito para resistir aos encantos de outro. Você nem dará atenção. Pelo menos a maioria das mulheres que eu conheço virará as costas e irá embora. E os homens também só precisarão de força de vontade se estiverem prestes a cair em uma tentação. Aí é outra história. Você precisará de força de vontade se estiver com muito desejo de comer um doce, mesmo sabendo que, por algum motivo, ele lhe fará mal.

Assim, começa aquela briga: "Como ou não como o doce?". Ou, como acontece com algumas pessoas, "traio ou não traio?". Algumas pessoas pensam: "Pego ou não pego esse dinheiro que não é meu?".

O que eu quero dizer é que ter força de vontade, claro, é uma virtude, porque ela nos tira da imobilidade, nos arranca de uma zona que nos é naturalmente confortável. Precisamos dessa energia inicial, mas, para viver de maneira sustentável, se tivermos que fazer muita força, nós ficaremos cansados. Desse modo, não será isso que gerará as mudanças sustentáveis.

Nesse sentido, a pílula de hoje quer chamar sua atenção para que perceba que não é só a força de vontade que o fará mudar o que precisa ser mudado na sua vida. O que você precisa fazer?

Modificar sua consciência e, principalmente, o ambiente em que você está envolvido em relação às mudanças que deseja. Outro exemplo: se você é uma pessoa que quer mudar seu tipo de alimentação e sabe que está acostumado a comer de uma determinada forma, para evitar muitas tentações, o que você fará?

Inicialmente, você começará a ler a respeito, conversará com pessoas que já estão fazendo dieta, pessoas que superaram seus problemas, poderá ler um blog a esse respeito. Durante os primeiros dias, você não deve ir a festas de crianças repletas de doces. Enfim, você criará seu preparo até que comece a perceber os primeiros benefícios no seu corpo. E os próprios benefícios trarão a você confiança e leveza para seguir adiante. Eu sei que não é fácil, mas é assim que funciona.

Se você é uma pessoa que está envolvida em um relacionamento bom, um relacionamento que faz sentido, naturalmente o próprio relacionamento ou a ideia de estar em um relacionamento saudável ou de você estar no momento de cuidar de si mesmo vai impedi-lo de ficar prestando atenção ou dando vazão a comportamentos que você julga que não são os mais oportunos para sua vida afetiva. Você não precisará se esforçar demais para isso. O que eu quero dizer?

Em vez de trabalhar muito essa força interna, crie uma maneira de viver, um estado de consciência que o leve de maneira suave, que o leve de maneira saudável a viver de uma forma mais tranquila e feliz.

Eu era uma pessoa extremamente ansiosa e, durante minha adolescência, perdi muitas coisas e tive muitos problemas por causa de ansiedade. Quando eu descobri a meditação, que foi um grande divisor de águas na minha vida, eu era muito indisciplinado. Eu ouvia algumas pessoas dizerem que era bom meditar, eu achava até interessante, mas acreditava que nunca conseguiria meditar.

Eu sei que muitos de vocês experimentam a mesma coisa. Dessa forma, eu me esforçava para meditar, mas não era natural. Eu meditava uma vez ou duas, e não ia mais. Mas chegou o momento em que comecei a entender que não precisava me esforçar para meditar, e sim aprender a conviver com a ideia de meditar, a respirar os benefícios da meditação. Assim, naturalmente, a vontade apareceria. E isso aconteceu. Foi aí que comecei a participar de retiros espirituais em que as pessoas meditavam, em que eu via as pessoas mais calmas porque meditavam.

Eu comecei a ver pessoas hospitalizadas que tinham uma postura diferente perante a vida, uma postura de mais serenidade, apesar da dor física, porque meditavam. Comecei a conviver, nos projetos sociais, com pessoas muito generosas, que meditavam. Dessa maneira, naturalmente, ao mudar meu ambiente, ao mudar minha consciência, ao me colocar em contato com a meditação, foi me dando uma vontade de meditar, de tal forma que não precisei mais de força de vontade.

Era o oposto: eu queria meditar e não deixar de meditar. A ideia não é você brigar contra a escuridão, porque dá muito trabalho e vamos perder. A ideia é, sim, você acender a própria luz. Em vez de lutar contra a vida, de lutar contra o que você não quer, tenha calma! Preste atenção ao que você quer, entre em contato com o que você deseja. Explore essas sensações, leia, esteja perto, faça a mudança acontecer de maneira leve e suave. Quando menos perceber, você terá feito muito mais do que imaginava se estivesse lutando contra si mesmo com sua força de vontade mal-canalizada. Esse é um tema profundo.

Deus abençoe vocês! Fiquem com Deus! Luz e paz!

E você já sabe: até breve, até muito, muito breve!