Até que ponto devo insistir com alguém para mostrar minha opinião?

 

Olá, meus queridos amigos, muito boa noite! Muito boa noite, muito boa noite para todos vocês!

Começando, com muito carinho, mais uma pílula noturna! Luz e paz ao seu coração e à sua vida! Vocês já sabem que o Pílulas Noturnas é nosso bate-bola do bem. Vocês perguntam e, com muito carinho, nós respondemos. Ainda mais agora que vocês estão em casa de quarentena, aproveitem e mandem sua pergunta para nós.

Foi exatamente isso que a Daiane fez. Ela fala o seguinte: "Ricardo, você fala muito que devemos evitar conflitos com outras pessoas. Mas como, exatamente, mostrar para algumas pessoas que elas estão erradas, sem que isso gere conflito? Estou confusa em relação a isso. Não seria uma omissão, por exemplo"?

Pessoal, a pergunta da Daiane é fantástica, pois nos permite colocar alguns pingos nos is aqui. Eu não digo para vocês que devemos evitar o conflito. O que devemos evitar é o mau conflito. Vamos nos lembrar que o apóstolo Paulo, no Evangelho, falava que todos nós devemos combater o bom combate, mas não falava para combatermos qualquer combate. Isso quer dizer que algumas discussões são inócuas, vazias.

Algumas pessoas, quando vêm conversar conosco sobre algum assunto, já têm sua visão formada, querem mostrar que estão certas e não estão abertas a reflexão alguma. Bater de frente com elas e querer provar nosso ponto de vista é literalmente criar um conflito vazio. Vamos perder nossa energia e talvez percamos até a amizade da pessoa, porque ela vai querer brigar conosco para provar seu ponto de vista. E aí? Qual vantagem existe nisso? Não foi o próprio Cristo que falou: "Não jogueis pérolas aos porcos"? Portanto, esse é um caminho.

Outro caminho, e aí sim, Daiane, entendo que é saudável o que você colocou, é quando estamos juntos de pessoas com quem temos espaço para expor nosso ponto de vista. Expor nosso ponto de vista não é brigar com o outro. Falar o que acredito não é desacreditar você. Expor o que penso não é desrespeitar o que você pensa, é simplesmente trazer para a mesa uma nova reflexão, uma nova vista de um mesmo ponto.  Se você vai concordar ou não, se você vai entrar nessa linha de raciocínio ou não, é uma escolha sua. Ninguém tem que concordar conosco o tempo todo. Não existe isso. Temos o dever de não nos omitir, nisso eu concordo com você. Jamais devemos nos omitir. Mas não podemos usar a desculpa de não nos omitir para justificar uma cabeça dura da nossa parte, um ego de querer provar para as pessoas que estão ao nosso redor que elas estão erradas, quando achamos isso. Isso não é se omitir. Pelo contrário, isso é ser levado pelo próprio ego.

Vejam o exemplo de Jesus. Ele expôs claramente o Evangelho. Ele se posicionou claramente para quem quisesse entendê-lo e segui-lo, mas, de maneira alguma, obrigou Pilatos ou Caifás a segui-lo. Pelo contrário, Jesus viu Pilatos lavar as mãos em sua frente e, ainda assim, permaneceu em silêncio, porque era inócuo, era vazio falar qualquer coisa naquele momento.

Então, meus amigos, exponham sim seu ponto de vista para seus familiares, para seus amigos, mas com respeito, sem aquela expectativa arrogante do nosso ego de que o outro tem que concordar conosco, porque é quando isso acontece que vêm as brigas e as frustações.

Confesso a vocês que tenho trabalhado duro para aprender isso, porque não é fácil, mas é um caminho libertador. Quando alguém me pergunta alguma coisa, eu respondo. Antigamente, eu não respondia quando achava que a pessoa ficaria incomodada. Isso sim era omissão. Mas se a pessoa me pergunta, ela está me dando espaço para responder. Se ela vai gostar ou não, é um direito dela, mas ela me perguntou.  Agora, quando alguém não me pergunta nada e eu exponho alguma opinião, procuro fazê-lo da forma mais respeitosa possível, até porque a pessoa não me perguntou, eu é que estou trazendo uma opinião, e, obviamente, ninguém é obrigado a concordar com aquilo que eu digo. Mas pelo menos fico com a consciência tranquila de que expus aquilo que penso. OK?

Deus abençoe vocês!

Que Deus os proteja! Lembrem-se: nada de ficar impondo sua opinião para as outras pessoas. Sejam a mudança que vocês desejam ver refletida no mundo. Esta é a melhor forma de falar de algo que acreditamos: sendo o exemplo. Fiquem com Deus! Luz e paz!

E vocês já sabem: até breve, até muito, meus amigos, muito breve!