Pílulas do Evangelho - Você se parece mais com o Superman ou com o Wolverine?

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Começando, com muito carinho, mais uma pílula do nosso amado Evangelho. Como sempre, muita luz e paz ao seu coração. Muita harmonia! Desejo com todo o carinho, que o fim de semana seja muito especial para todos vocês!

Hoje eu queria conversar sobre um tema, digamos assim, 'sui generis', um pouco diferente. Mas você vai me entender até o final o porquê de eu lhe fazer essa pergunta. Qual é o seu super-herói predileto: o Super-Homem (Superman) ou o Wolverine"? O que isso tem a ver com crescimento espiritual. O que isso tem a ver com as nossas vidas?

Bem, para quem não está antenado com a história dos quadrinhos, talvez nem esteja perdendo muita coisa, enfim, mas o Superman ou Super-Homem é a simbologia do homem de aço, que não tem defeitos, que não tem fraquezas, a não ser, vez por outra, uma criptonita que aparece e lhe faz cair de joelhos, mas moralmente ele é perfeito. Pelo menos, assim ele é apresentado: Clark Kent, valores nobres, quase que uma inspiração de um homem ideal ou idealizado por quem criou o Superman. Do outro lado, no outro extremo, nós temos um super-herói mais popular, digamos assim, dos últimos anos em termos de filme, acho que junto com o Homem de Ferro também, mas, enfim, hoje nós vamos falar do Wolverine que é o que nos interessa mais aqui. Quem é o Wolverine? É alguém que tem defeitos, que tem problemas morais, é um sujeito atormentado com a sua consciência, é uma pessoa que tem a tendência de fazer aquilo que é errado e, apesar de tudo, no final das contas, na hora do vamos ver, acaba fazendo as escolhas certas e faz aquilo que tem de ser feito. Ou seja, bem mais próximo da nossa realidade. O que eu quero dizer? Muitos de nós desejam ser o Super-Homem, mas o máximo que dão conta de ser hoje é o Wolverine.

Metáforas de revistas em quadrinhos ou filmes de super-herói à parte, isso significa dizer que a pessoa, que se idealiza, corre um grave risco de cair dentro da própria ilusão que gera sobre si mesma. Se você cria uma ideia equivocada de si próprio, não se permitindo errar, não se permitindo se recuperar de velhos erros, se você é uma daquelas pessoas que fica se culpando pelo erro do passado, o aborto cometido, o divórcio que você jura que a culpa foi sua, um equívoco cometido na área financeira, um problema, seja lá qual for que você tenha causado, mas você vive no passado? Você esqueceu que virou um museu!

Porque um museu vive do passado. Não nós! Seres humanos, embora sofram as consequências dos seus atos passados, nós vivemos é no momento presente. Nós estamos muito mais próximos, metaforicamente falando, desse Wolverine, desse super-herói, que é um super-herói, por quê? Porque ele tem de lidar com seus dramas, com as suas dificuldades e dar conta de seguir adiante. Então, simbolicamente, o que eu quero dizer é que, aquele que cresce no caminho do bem, do Evangelho, não é uma pessoa perfeita, mas uma pessoa que precisa se abrir para lidar com os próprios medos, seus próprios fantasmas. Alguém que vai aprender a acolher a própria culpa que sente, alguém que vai aprender a reconhecer seus defeitos morais, que ainda abriga, mas não vai ficar paralisado por causa deles. Alguém que vai buscar ajuda quando for necessário, seja do Evangelho, seja de um terapeuta, seja de um curso, da leitura de um livro, de um amigo, de um familiar mais experiente, não importa. Alguém que vai buscar um retiro espiritual, alguém que vai se abrir para a vida, mas vai aprender a continuar sua marcha evolutiva, apesar das suas falhas, das suas fragilidades, apesar de tudo! E é aí que mora o verdadeiro super-herói dentro de todos nós.

Quando encontramos senhoras maravilhosas que amam seus filhos, nós vemos que muitas são nervosas, neurastênicas, às vezes cometem equívocos na forma de educar, mas estão lá se esforçando para amar. É quem realmente deu conta de poder cuidar de cinco, seis filhos, às vezes com a ausência do marido, com uma situação financeira difícil e não deixou a peteca cair. São os super-heróis de verdade! São pessoas que estão se espiritualizando. Estou só pegando um exemplo. O senhor que trabalha em dois, três empregos diferentes, às vezes passa humilhações no trabalho, mas não se deixa levar pelo desejo espúrio de cometer crimes, porque, a princípio, seria mais fácil para ganhar mais dinheiro. No entanto, ainda assim cresce, mostrando o exemplo de dignidade para os seus filhos, de hombridade, de como seguir adiante. Ele faz o que dá conta, embora, às vezes, tenha um monte de defeitos como todos nós temos. O super-herói de verdade é aquele que reconhece que está em formação, mas não desiste de se aperfeiçoar, não desiste de se melhorar a cada dia, não para no tempo. Então, a pílula de hoje quer lhe convidar, exatamente, a acolher, a abraçar as suas deficiências, não no sentido de ser acomodado e seguir adiante! Recomece, reinvente, reformule quantas vezes forem necessárias a sua forma de viver, mas siga adiante. A vida está passando muito rápido! Já, já nós voltamos para o mundo espiritual e aquele que souber perseverar nesse seu crescimento interior, na sua busca de autoaperfeiçoamento, com toda certeza, vai atrair bons espíritos ao seu redor, vai cultivar excelentes energias ao seu redor e vai fazer toda a diferença. Aqueles que tiverem olhos para ver que vejam. Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça. OK?

Ótimo dia para todos vocês! Um beijo grande no seu coração. Luz e paz! Lembrem-se: todos somos super-heróis em formação, deixando liberar o nosso Eu Sagrado, a manifestação do nosso Eu Divino. Não é fácil, mas, com certeza, é o caminho que nos resta, de uma maneira lúcida para que possamos fazer realmente valer a pena a nossa existência aqui na Terra.

Fiquem com Deus! Luz e paz!

E você já sabe: até breve! Até muito, gente, muito breve!