Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!
Que coisa boa, primeiro bom dia do ano de 2017 aqui na Pílula do Evangelho! Dia 1º de janeiro, início de ano novo! Só coisas boas para nós! É isso que temos que mentalizar. É nessa linha que precisamos trabalhar e construir, com certeza, a base da nossa existência. Espero que tenha corrido tudo bem com você, com sua família, nesse momento simbólico que todo mundo normalmente gosta: a virada do ano. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.
Nós sabemos que, no fundo, o réveillon, a virada do ano, nada mais é do que uma simbologia. É legal, refletirmos, ponderarmos, vibrarmos, comemorarmos, celebrarmos, mas é só uma simbologia. Porque, na realidade, hoje é domingo. Semana passada era domingo e semana que vem vai ser domingo. E um domingo é sempre igual a outro. É um dia com 24 horas, cheio de possibilidades para fazermos a coisa certa ou errada, pensarmos pensamentos bons ou ruins, para nos sentirmos gratos a Deus pela vida ou para nos queixarmos de alguma coisa. Domingo é sempre domingo, como segunda é sempre segunda, terça é sempre terça, quarta é sempre quarta, e assim por diante.
O que faz cada dia especial nós sabemos que, na realidade, são as escolhas que fazemos dele. Talvez o que venha de especial no ano novo, e é nesse sentido que eu gosto muito do ano novo, tanto aqui quanto em outras culturas, é essa carga emocional da ideia de se renovar. "Olha, agora eu posso me renovar, porque a vida nova começou e tenho a chance de fazer coisas diferentes em 2017, em 2018, 2019". Enfim, é essa ideia de renovar que, no fundo, uma pessoa lúcida, liberta das influências dos seus medos, das crenças limitantes, sabe que pode fazer todo dia.
Todo dia você pode ter um réveillon na sua vida. Todo dia é possível você se renovar e ser feliz, sem empurrar para amanhã o que pode e deve fazer hoje. Sempre bom lembrar disso! Não dá talvez para fazer todo dia a festa que você de repente tenha feito ontem – pelo menos alguns fizeram –, mas viver essa coisa gostosa do reinício é maravilhoso. Pense: cada vez que você acorda é um réveillon. Porque começa tudo de novo, o dia começa do zero e você tem a chance, com energia e pensamento renovados, de fazer algo muito melhor do que fez ou deixou de fazer ontem, de seguir adiante no caminho que parou, de poder ser criativo no caminho em que se sentiu limitada, de amar mais no caminho que antes amava menos.
Enfim, todo dia temos a chance de seguir e recomeçar nossa vida para muito melhor. Nesse aspecto, que saibamos valorizar cada minuto da nossa vida. Trabalhe isso na sua mente e você vai ter um réveillon todos os dias, e não só de ontem para hoje.
Eu queria aprofundar um pouco mais nessa linha de reflexão pelo seguinte: nestes últimos dias, não falei especificamente sobre essa questão por uma série de razões, mas agora acho que é importante voltarmos a tocar nela. Eu recebi muitas mensagens diretas, quando vinham direto para mim, ou indiretas, de pessoas tristes, chateadas, até reticentes com esse final de ano: "Ai, meu Deus, o ano está acabando e não gosto de Natal! Ai, ano novo, que chatice!", e assim por diante. Pessoas até falando de coisas graves, como depressão, tentativa de suicídio, pensamentos negativos.
Bem, o que tenho para te para falar sobre isso? Jesus, sempre Jesus, é o remédio. Jesus nos ensina a ver a vida com os olhos que queremos ter. Foi Ele quem disse: "A vida tem a cor dos nossos olhos". Está lá em Mateus, 6. Vamos observar quando Jesus nos mostra que a vida reflete aquilo que nossos olhos veem. Se nossos olhos forem bons, tudo ao nosso redor será bom. Se forem ruins, veremos tudo ruim ao nosso redor. Isso quer dizer que não existe Natal e ano novo ruins. Existe uma interpretação, uma relação que você tem, na sua experiência, com essas datas que às vezes não é legal. Mas o desafio é de mudarmos isso, de termos nosso toque de Midas espiritual, construírmos algo novo. É isso que a fé nos traz.
Então chacoalhe essa poeira aí. Lembre-se: quem vive de passado é museu. E você não quer que ninguém te dê dez reais para conversar contigo, de tanto viver no passado. As pessoas falam: "Mas meu pai morreu no Natal. Mas teve um ano novo em que tive um problema grave". Todo dia, se pararmos para pensar, tem pessoas que nascem e desencarnam no mundo. Mais de duzentas mil todo santo dia. Todo dia alguma coisa nasce e todo dia alguma coisa desencarna, ou todo dia acontece isso com o ser humano. Todo dia você constrói algo e pode destruir algo. Se você for colocar sua base de referência para ser ou não feliz em datas, isso mostra ainda a fragilidade da sua alma.
Não pode ser assim. Temos Deus dentro de nós, que nos dá a capacidade de nos reinventarmos e nos renovarmos todos os dias para que sejamos felizes. Então nada de tristeza, nada de abatimento. Com certeza, se quiser, você pode sim, porque nós temos livre-arbítrio e devemos utilizá-lo. Precisamos sim sair da nossa posição de vítimas da vida, assumir que temos condições de ser mais felizes e fazer de cada dia, a partir de agora, melhor. Vamos assumir juntos esse compromisso. O Evangelho vem para renovar nossa esperança na vida, para nos conectar com Deus, para lembrar de quem realmente somos filhos e da nossa capacidade, que muitos de nós esqueceram.
Lembre-se: cada um vibra na sintonia que quer. Nosso desejo é como o volante de um carro: se o colocamos no sentido errado, se começamos a colocar nosso pensamento em uma linha negativa: "Ai, que coisa triste", "Ai, lá vai de novo", "Ai, não vou dar conta", vamos bater o carro. Então vamos dirigir de maneira responsável. Vamos vibrar para ter um ano bom, vamos dar conta sim de lidar com todos os desafios, vamos pagar nossas dívidas, vamos atrair um bom emprego, vamos ter uma boa saúde, vamos trabalhar nossas dificuldades em paz com a família, vamos fazer o Evangelho nos motivar. Vamos fazer as coisas que nos cabem para cuidar da nossa saúde e para merecer a ajuda divina ao nosso redor. "Batei e abrir-se-vos-á; buscai e achareis", lembrem-se sempre disso.
Feliz Ano Novo para todos vocês! Muita luz, muita paz, muita alegria, de todo o nosso coração! E, com certeza, que venham os próximos dias, cheios de possibilidades! Mas até lá, curta seu dia, curta o hoje, o aqui e o agora, cada minuto que você tem ao seu redor! Vamos começar com o pé direito esse novo ano. Muita luz e paz a vocês!
E vocês já sabem: até breve! Até muito breve!