Olá, meus queridos amigos, muito bom dia, muito bom dia, muito bom dia! Muita luz e paz em mais um dia maravilhoso. Graças a Deus. O ano está só começando e eu tenho certeza que, se você quiser, você tem condições de fazer deste ano o ano da sua vida, porque todos nós temos essa possibilidade; sempre é hora de mudar, sempre é hora de refletir e de trabalhar para melhor os nossos pensamentos.
Que bom que temos a nossa Pílula do Evangelho para conversarmos e refletirmos sobre tanta coisa boa.
Eu gostaria de dar continuidade ao que nós falamos ontem sobre construir paz em cada passo, sobre transformar a ideia de trazermos paz a cada passo em uma proposta de vida. E hoje, vou ser mais objetivo, trazendo algumas reflexões práticas, dicas mesmo que você implementar em sua vida, observar na sua vida para ter mais paz interior passo a passo, no cotidiano.
Ontem eu falava que nós precisamos trazer a consciência Divina para o nosso cotidiano. Não adianta falar de Deus se você não consegue viver Deus na hora em que come, em que conversa com as pessoas, em que trabalha. Não, temos que ter essa conexão nas coisas simples do dia a dia. Então, alguns pontos podem ser melhorados.
Primeiro deles: observe bem o tipo de alimento que você traz para você para o seu cotidiano. Como assim? Alimento mental! Preste atenção: você pode ter um roteiro do que você vai trazer durante o dia para você. Se você todo dia só vê notícia ruim, lê jornal de notícias ruins, fala com pessoas sobre coisas ruins, é só isso que você vai ter na sua mente inconsciente. Então, para você viver paz a cada passo vai ter, sim, que mudar o tipo de alimento psicológico que você está trazendo para si.
Algumas pessoas falam: "Mas eu não posso, Ricardo, ficar alienado." Mas ninguém está pedindo para você ficar alienado. Mas você também não precisa ir atrás de notícia ruim, concorda? Você também não precisa ficar vendo a mesma notícia ruim três, quatro, cinco vezes. De repente você liga a televisão, aparece uma notícia negativa. Bem, você já foi impactado com ela. O que fazemos? Faça uma oração, mande uma luz positiva para as pessoas envolvidas, pede a Deus para que tudo caminhe bem, e você vai fazer a sua parte e serena sua mente para você não absorver aquilo para você. Se você absorver, vai ficar o dia todo pensando naquilo que não vai adiantar nada, só vai te deixar triste e para baixo.
Então, a ideia não é ignorar o que o mundo traz, é selecionar o que você vai realmente ficar alimentando todo o dia. Então preste atenção nisso para você e para os seus filhos, principalmente para quem tem criança e adolescente, cuja internet é ilimitada e dá todo acesso a um monte de informação absurda que vai irrigando a mente dos meninos com coisas ruins.
Existem meninos e adolescentes que passam horas jogando videogame de tiro, de morte, de guerra. Quer dizer, olha o tipo de conteúdo que você está deixando que seu filho coloque no seu inconsciente; aí se ele se torna um adulto agressivo, não sabe de onde. Tem que tomar cuidado com isso.
Dica 2: preste atenção no meio no qual você tem constantemente acesso. O que eu quero dizer? As pessoas nos influenciam muito. Se você está convivendo em um meio harmonioso, em que constantemente boas ideias são trabalhadas, boas perspectivas, boas leituras, bons exemplos, esse meio nos influencia positivamente. Esse meio pode ser casa, sua família, pode ser a reunião com seus amigos, pode ser seu lugar religioso. E se você tem boas convivências é muito bom.
Agora imagina só: você vive no meio de pessoas negativistas, totalmente negativas. Quando você sai, você aceita estar ao lado de pessoas que só falam mal dos outros, só faz piadas preconceituosas, só tem uma visão nociva das outras pessoas. O que está acontecendo? Você pode não estar falando nada de ruim, mas você aceitou permanecer num meio muito negativo.
Então entenda o seguinte: tem meios que não há como evitar diretamente. Por exemplo, às vezes eu preciso trabalhar, e o meu ambiente não é tão legal. Então vou me trabalhar para não me contaminar.
Só que existem muitos meios que eu posso, sim, escolher se quero estar ou não estar, concorda? É uma questão de escolha, livre arbítrio. Então escolha estar em lugares saudáveis, escolha estar em companhias saudáveis, escolha estar rodeado de pessoas do bem. Por quê? Porque um fortalece o outro para semear o bem.
Só para deixar claro, ninguém está estimulando nenhum tipo de segregação espiritual ou emocional! Não é nada disso. Doe luz, mas temos primeiro que nos alimentar de luz. Lembre-se: caixa d'água vazia não abastece torneira de ninguém.
Então se você dedica parte do seu tempo a estar com pessoas agradáveis, que vão retroalimentar-se mutuamente com bons pensamentos, bons exemplos de amor ao próximo, é claro que isso vai funcionar. Agora imagina você isolado na sua casa, trancado no seu quarto, comendo bastante, vendo notícia negativa, o que vai acontecer com você? Vai ficar depressivo, triste, chateado, quando tem um mundo de possibilidades lá fora que você pode abraçar se você quiser, porque tem que ter o seu desejo para você se sentir melhor.
Então, meus amigos, cuidem do seu padrão mental, cuidem da sua alimentação psicológica, traga paz a cada passo. Isso é um exercício constante, e começa por nós educarmos o nosso psiquismo e ajustarmos os nossos maus hábitos, que infelizmente temos cultivado durante muito tempo.
E aí? O que você vai começar a fazer a partir de agora? A partir de agora, quais mudanças rápidas você já pode começar a colocar em prática? A partir deste minuto.
Luz e paz para você, muita gratidão sempre por compartilhar nossas Pílulas e que Deus te abençoe para que você experimente cada vez mais paz a cada passo.