Pílulas do Evangelho - Serene sua alma e transforme sua vida!

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia!
Começando, com muito carinho, como sempre, mais um dia. E, com ele, mais uma pílula do evangelho.
Que possamos, às vezes, com um pouco mais de calma, parar para pensar na vida, na nossa relação com a correria que vivemos de maneira desenfreada no dia a dia. Como é seu ritmo de vida normalmente? Você é daquelas pessoas que vivem sempre correndo, dizendo que nunca têm tempo para fazer as coisas que te cabem? Você tem de lidar com várias atividades, trabalho fora de casa e dentro de casa?
Muitas pessoas cuidam da família, outros estudam. Há pessoas cujo trabalho é lidar com a falta de trabalho, com o desafio do desemprego. Como funciona isso dentro de você?
Eu sei que, normalmente, pensamos muito no nosso dia em termos de volume de compromissos. A minha pergunta é: como isso funciona dentro da sua mente e dentro do seu coração?
Lembro-me de uma fala de Jesus que gosto de repetir sempre que é possível. Cristo nos disse: "Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã. Deixai que cada dia cuide de si mesmo, porque basta a cada dia seu próprio mal". Está em Mateus 6, versículo 34.
Quando falamos desse estado de espírito interno em equilíbrio, significa dizer que o mundo aqui fora vai estar calmo?
É claro que não!
A pessoa em equilíbrio não é a pessoa que vive uma vida às mil maravilhas, em que tudo funciona: todo mundo atende as suas ligações, todas as contas estão pagas, nenhum parente é difícil, todos os seus sonhos se realizam. É lógico que não é assim! A pessoa serena e tranquila é a pessoa que aprendeu a lidar com as dificuldades do dia a dia. É alguém que não deixa de fazer aquilo que tem de fazer, apesar do barulho externo. O fato de estar barulho aqui fora não quer dizer que eu não possa conversar com você,
trabalhando a paz que me cabe aqui dentro. A rua não vai parar, as pessoas não vão parar de conversar porque eu quero gravar a pílula do evangelho em silêncio. Eu preciso buscar o meu silêncio interno. Essa é só uma metáfora, só uma comparação!
Por isso, a meditação é um convite muito irresistível. Por quê?
Porque, quando você aprende a meditar, mesmo que o momento da sua vida esteja turbulento, mesmo que as coisas não estejam bem do lado de fora, você pode serenar, fazer silêncio, mergulhar na moldura do seu corpo e entrar em contato com a paz da sua alma. Claro que isso acaba te devolvendo muito mais serenidade do que você tinha inicialmente. É uma questão de prática. Portanto, aproveite o domingo e lembre-se de que mundo aí fora vai ser o retrato do mundo aí dentro. Mesmo que as coisas estejam agitadas do lado de fora, não quer dizer que, internamente, tenha de ser assim. Quando eu era mais jovem - eu gosto sempre de contar essa história -, eu era muito ansioso.
Para mim, tudo tinha de acontecer ontem ao meio-dia. Havia sempre a pressa de fazer muitas coisas. Não existia qualidade nem a sabedoria de viver cada momento.
Eu sempre justificava minha agitação interna com o mundo aqui fora.
"Estão me cobrando resultado, então tenho de trabalhar", "eu estou assim por causa do trânsito", "eu estou assim por causa da família".
Mentira! Não era nada disso!
Eu estava daquele jeito por minha própria causa, porque eu não sabia lidar com a correria do lado de fora. Um amigo, há mais de 20 anos, me disse exatamente isso: "Ricardo, o mundo do lado de fora não vai se adequar a você. Esse é seu ego. Aprenda a estar em paz independentemente do mundo lá de fora".
Eu disse: "OK. Como?".
E, aí, começa toda minha história de meditação, começa minha história de mergulho interior, que nada mais é do que uma escolha. Lembre-se: felicidade e infelicidade, paz e serenidade não são frutos do acaso, não acontecem por acidente, são o resultado de escolhas bem feitas que vamos aprendendo a fazer no decorrer da vida. Então, a pílula de hoje do evangelho quer te convidar a parar um pouco, a respirar fundo, a ver essa agitação toda sem sentido que, às vezes, você guarda no seu coração se escondendo de si mesmo. Não faça isso! Tire alguns momentos de silêncio para meditar e conversar com Deus.
É sério! Calma! É melhor você ver a distância!
A pessoa agitada é semelhante a alguém que está no andar térreo de um prédio. A pessoa lúcida e serena é como alguém que, no mesmo prédio, está no 15º andar. Ela vê tudo com muito mais dimensão, com muito mais profundidade. Aliás, lógico, é o que eu desejo para você no dia de hoje. Que Deus te abençoe e te inspire! Que seus amigos espirituais te ajudem a trabalhar a serenidade dentro de você. Que você tenha, com certeza, um domingo e uma semana lindos e muito especiais!
A humanidade precisa de pessoas mais equilibradas e mais harmoniosas. Naturalmente, tudo ao seu redor vai ser harmonioso também. 

Com gratidão, como sempre, eu agradeço a você com todo o nosso carinho.
Um beijo grande no seu coração! Luz e paz! E você já sabe: com mais paz interna, com leveza interior, até breve, até muito, muito breve!