Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia! Que Deus os abençoe como sempre, mais uma vez, neste sábado maravilhoso.
Eu adoro sábados! Aliás, eu adoro todos os dias. A cada dia tenho uma motivação especial. Sábado, para mim, é especial, porque é dia de tratamento espiritual há praticamente 20 anos. É dia de revermos, dia de trabalho para Jesus, como todos os dias acabam sendo. Então, é muito bom! E você? O que você faz no seu sábado?
Na pílula do evangelho de hoje, eu queria conversar com você sobre um assunto extremamente importante para nosso dia a dia: pare de ser vítima e siga adiante! São muitas as coisas que honestamente eu queria conversar com vocês. Deus há de permitir, um dia, de alguma forma, nós nos conhecermos. A maioria das pessoas que recebem a pílula eu não conheço pessoalmente. Mas, a providência divina é maravilhosa. Um dia haveremos de nos conhecer de alguma forma.
Eu fico sempre muito tocado com muitas histórias que ouço. Nós vamos colhendo muitas histórias, muitos ensinamentos de pessoas de lugares os mais distantes que puderem imaginar. E eu já comentei aqui com vocês que a pílula nos proporciona uma alegria maravilhosa, como qualquer atividade ligada a Jesus. É a bondade divina: não importa o que você faça. Se você participa de grupo de enxoval, se está cuidando de criança, se está cuidando de um animal ou se você é presidente de um país e tem uma missão espiritual a cumprir, se você trabalha com o coração aberto para ser instrumento de Deus, você sempre vai encontrar muita luz no caminho, apesar, claro, das inúmeras falhas e das inúmeras deficiências que todos nós temos. Porque aqui, na Terra, não existe ninguém perfeito.
Nós já falamos aqui que a palavra religião vem do latim "religare", que é a ligação do homem com Deus. Na verdade, a religião de Deus é o amor. As outras são instituições criadas pelo homem. É diferente, as pessoas confundem. A religião de Deus é o amor. Se nós nos conectamos com pessoas de religiões diferentes, isso significa que nós vamos tirando os problemas doutrinários dos que acham que a cor azul é melhor, enquanto outros acham que é o amarelo. O importante é todo mundo olhar para o mesmo horizonte, que é cuidar da caridade e do amor divino e semear isso entre os povos. Isso me deixa muito feliz.
E uma outra coisa que me deixa extremamente feliz também é quando crianças ouvem a pílula do evangelho. Eu não esqueço isso: eu fui fazer um seminário na Casa de Francisco de Assis, e veio um casal com um bebê de 10 meses no colo. Se eles estiverem me ouvindo, vão se lembrar. Eu fiquei tão feliz! Essa foi a primeira vez que aconteceu. Nós sempre recebemos visitas de crianças de 3, 4, até de 10 anos, que já me emocionam. Mas de 10 meses foi a primeira vez. E foi bom, porque a mãe perguntou se podia tirar uma foto. Fiquei todo lisonjeado e feliz. E falei que, para mim, seria uma honra. E o pai fotografou.
Ela estava com o bebê no colo e falou assim: "Ricardo, fale bom dia!".
Eu falei "bom dia" e não é que o bebê olhou e começou a rir?
Ela falou: "Ele te escuta todo dia, Ricardo, porque, na hora do banho, eu coloco a pílula, e ele fica escutando-a".
As crianças estão se abrindo para o evangelho, essas almas do mundo novo.
Eu tenho uma filha com uma tendência espiritual muito forte, como eu vejo em várias crianças que estão reencarnadas na construção desse mundo novo em vários países diferentes, graças a Deus. São almas que vêm trazendo mais luz para nós. Isso me deixa muito feliz.
E a terceira coisa que me deixa muito feliz, que eu quero enfatizar na pílula de hoje, são as pessoas que param de se sentir vítimas e realmente assumem a responsabilidade pelos seus destinos. São tantas as histórias, como eu comecei dizendo. Eu ainda tenho esse projeto sério de pegar, nem que seja um ou dois dias, algumas histórias e compartilhar com vocês, porque realmente são muitas. Mas algumas coisas me chamam muita atenção.
Algumas delas falam de pessoas que estavam em estado de depressão profunda, alguns de quase suicídio. Pelo amor de Deus, tire essa besteira da cabeça, se você ainda estiver com ela na cabeça. Pare com isso! Nós somos luz. Outras mensagens falam de pessoas que voltaram à vida, cultivando o evangelho, cultivando a vida, se alimentando não só da pílula do evangelho, mas se alimentando do que Jesus nos oferece todos os dias de todas as formas. Outras, de pessoas que pararam de se deprimir e começaram a acreditar no seu potencial. Eram pessoas que estavam se sentindo vítimas em relacionamentos, estavam muito tristes porque foram enganadas ou manipuladas. Você tem de seguir adiante. Você não pode baixar sua cabeça!
E há os casos físicos. Meu Deus! Esses são enormes! Ontem eu recebi a mensagem de uma pessoa que relata que foi atropelada aos 15 anos por um trem. Se ela estiver me ouvindo, vai saber que é dela que eu falo. Outra pessoa foi picada por uma cobra e passa por problemas físicos muito graves. Com a interferência do doutor Bezerra de Menezes em tratamento espiritual, está firme até hoje. Ela confessou que vai ter que amputar o pé. Então, é uma vida difícil. Outra se submeteu a um tratamento de mais de 90 dias muito doloroso recentemente por causa de enfermidades físicas, ossos quebrados. Mas ela está firme. Eu não vi uma queixa. Eu mostrei para minha esposa Fabiana. Não vi uma queixa. Muito pelo contrário, ela agradecia a Deus pela oportunidade de seguir firme junto com Jesus e pela pílula.
Então, são tantas histórias que eu me sinto tão pequeno e, às vezes, envergonhado de pensar em queixar. As menores queixas que às vezes nós temos no dia a dia não têm o menor cabimento. Na realidade, nós temos uma vida enorme pela frente nos convidando a parar de ser vítima e continuar a seguir. A pílula do evangelho de hoje, neste sábado lindo, abençoado, faz esse convite pra você: pare de se sentir vítima e siga adiante!
Eu não sei o que está apertando seu coração bondoso ou o que incomoda sua mente, mas respire fundo e faça uma caminhada gostosa, tome um bom banho,
faça uma oração a Jesus e a Deus. Deixe sair esse sentimento pouco nobre. Saia do vitimismo e assuma sua responsabilidade. E o que é assumir a responsabilidade? É sentir a alegria em dar o próximo passo. É deixar de ser vítima e sentir a alegria de vencer cada dificuldade. É se perguntar todos os dias "Senhor, o que eu aprendi com essa dificuldade de hoje?", "a dificuldade de hoje fez com que eu me tornasse uma pessoa mais forte?", "qual foi o ingrediente que eu agreguei a minha alma?". E no dia seguinte, pergunte a mesma coisa.
Você verá que vamos nos tornando gigantes da alma, pessoas mais fortes, mais felizes, mais amorosas, mesmo nos dias difíceis e nos momentos mais complicados. Então, nós vamos, como eu falei na pílula de anteontem, encontrar vários heróis verdadeiros ao nosso lado, que são essas pessoas extraordinárias que não têm destaque na mídia ou nos livros de história, mas são gigantes aos olhos de Deus. São pessoas simples que, apesar de todos os seus problemas, escolheram o caminho de seguir adiante com fé em Deus, com sorriso nos lábios, mesmo que chorem de vez em quando. E quem não chora. Quem não tem seus momentos de fraqueza? Mas elas seguem adiante na certeza de que amanhã é um novo dia e que esse novo dia, sem dúvida alguma, vai lhes trazer tudo aquilo de que necessitam.
Que Deus te inspire, abençoe, fortaleça e ilumine. Que lhe traga, enfim, tudo que você precisar, porque só ele sabe o que cada um de nós necessita. Mas, por favor, vamos ajudar Deus a nos ajudar, como dizia Emmanuel, deixando esse sentimento de vitimismo de fora, essa coisa do "meu Deus, de novo comigo!", "quem sou eu?", "eu não dou conta!", "oh, céus, oh vida, oh azar!". Pare! Assim não funciona!
Problemas todos temos para lidar com eles. Aumentar nossas dificuldades com um estado de espírito desse dificulta até para a espiritualidade superior nos auxiliar. E não faz sentido.
Beijo grande no seu coração! Um lindo sábado! Que essa bondade seja compartilhada com todos os seres ao seu redor!
Ótimo sábado para você! E até breve, até muito, muito breve!