Pílulas do Evangelho – O Poder da Empatia!

 

Olá, meus amigos, bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Um excelente dia para que sua semana seja maravilhosa, abençoada, repleta de paz, de luz, como sempre, independentemente de quaisquer situações externas. Começando mais uma pílula do nosso amado Evangelho de hoje.

Eu queria fazer os agradecimentos de sempre, porque todos os dias, graças a Deus e à misericórdia divina, não só recebo e ouço histórias difíceis, mas também muitas histórias lindas. Nossa, muito bom! Semana passada eu recebi algumas mensagens de crianças que ouvem a Pílula do Evangelho todo dia. Que coisa mais maravilhosa! Me enche de alegria porque sabemos que crianças são esses espíritos novos que vêm para construir um mundo melhor. E nós percebemos isso, imagina: uma criança com cinco, seis, sete anos, ouvir a pílula com alegria. Crianças de dois, três anos, como já aconteceu. Fiquei sabendo de um bebezinho de 10 meses. Pais que têm utilizado a Pílula do Evangelho, mesmo pais que não são espíritas, o que é mais fantástico. Porque não tem religião, é o que eu sempre falo aqui, para poder fazer o Evangelho no lar, para ter o seu momento com Deus dentro da sua própria família. Eu tive a notícia de um casal que agradeceu muito, porque estava prestes a separar e, utilizando a pílula, eles conseguiram se unir novamente, com bases sólidas, espirituais. Algumas pessoas com problemas de saúde graves que se sentiram mais fortes. E assim, eu tenho plena consciência: o Evangelho cura. Graças a Deus, o Evangelho cura, não importa se ele vem na nossa pílula, se você lê em um livro, se você ouve de um pregador, se você recebe do seu parente, o importante é que, ao estarmos abertos ao Evangelho, ele desperta o que há de melhor em nós. Porque essa foi a proposta de Jesus, é a proposta dos espíritos nobres: lembrar da nossa luz. Quando você lembra que é luz, naturalmente tudo brilha ao seu redor, nosso olhar muda, nosso sentimento muda, tudo fica melhor e mais feliz. Eu fico feliz, muito feliz de vocês compartilharem suas histórias lindas comigo. Às vezes eu choro em silêncio, compartilho com a família, agradecendo a Deus. Muita luz e paz a todos vocês. Não só para quem está passando por dificuldades, mas também aqueles que conseguiram transformar o limão na limonada e, com certeza, já seguem em frente com histórias lindas de superação. 

Hoje, eu gostaria de responder a uma solicitação de pílulas, sobre a empatia. Algumas pessoas vêm questionando sobre empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Qual é o limite da empatia? Como a empatia pode nos beneficiar? Só para fazer um visão geral, vou dar uma visão ampla. O que é empatia? Empatia, dentro da linguagem da psicologia, é a habilidade que nós temos de nos colocarmos no lugar do outro. É eu entender como você se sente e você entender como eu me sinto. Eu calço as suas sandálias e você calça as minhas. É lógico que a empatia é algo fundamental, porque sem empatia você nunca vai crescer espiritualmente, nós não teremos um lar em equilíbrio, nem amizades, nem relacionamentos saudáveis. Porque é a empatia que faz eu me importar com você. Então, quando eu o vejo triste, eu tento entender: "Por que você está triste"? Quando você grita comigo, eu me coloco no seu lugar para entender o seu desespero, isso faz com que eu o compreenda e, ao invés de julgar, eu o perdoo, porque eu sei que é um momento difícil, mas vai passar. Eu começo a treinar minha habilidade de entender o que está em você antes mesmo de você dizer o que está acontecendo. Por isso que essa é uma habilidade muito importante. E a empatia está presente em pessoas que têm compaixão, pessoas que são compassivas, que se importam. Você pode ter empatia com um animal. Quem ama animais, é o meu caso, eu amo animais e conheço muitas pessoas que amam animais, você tem muita empatia com animais. Às vezes, um animalzinho está sofrendo, às vezes está precisando de um pote d’água: isso é empatia. Você vê o animal e pensa: "Nossa, ele está com sede. Nossa, eu vou dar um bom tratamento para o animal". Uma plantinha, você pode ter empatia por plantinhas. Você fala: "Nossa, ela está ficando seca". Nós nunca percebemos que isto é empatia, mas claro que é. Porque você sente e pensa: "Poxa, aquela plantinha está seca. Está precisando de água, precisando de adubo". Você percebe a necessidade do outro ser vivo. Com uma outra pessoa é a mesma coisa. Precisamos ser mais empáticos dentro de casa, imagina: o marido com a esposa, a esposa com o marido. Um casal que exercita empatia, não é egoísta. Por quê? Porque um está sempre preocupado, no bom sentido da expressão, com o bem-estar do outro. A pessoa egocêntrica é o inverso da pessoa empática. O egocêntrico quer que o outro o faça feliz. O empático tem prazer em ajudar o outro a ser feliz. Percebe a diferença? É bem diferente, não é? O egoísta está lá sentado, esperando que o mundo todo venha em favor do ego dele. O empático tem prazer em enxergar o que há de necessidade no outro, para ajudar o outro a ser feliz. Então, exercitar a empatia nos aproxima de Deus.

Agora, tem um detalhe que eu imagino que seja dúvida de muito: qual é o limite da empatia? É o limite do seu amor. A pessoa que é empática de verdade não vai deixar de ser porque o outro não a reconheceu. Você não vai deixar de dar "bom dia" para uma pessoa que não te dá "bom dia". Às vezes, ela não te dá "bom dia" porque é mal-educada, está mal, está chateada, não importa, mas essa é a natureza dela. A sua é uma natureza gentil. Eu não vou deixar de ser gentil com alguém porque a pessoa não é gentil comigo. Não vejo o menor sentido nisso. E muitas pessoas fazem isso: "Só vou ajudar quem me ajuda". Mas Jesus fala disso: "Se amardes aqueles que que vos amam, que recompensa tereis"? O problema não é você ser empático com alguém que não reconhece, o problema é você ficar triste por isso, porque seu ego está ferido. Uma pessoa que procura trabalhar a sabedoria faz o bem sem esperar retorno do outro, ela sabe que o retorno vem de Deus. Ela sabe que o retorno vem da própria alma que se sente feliz em fazer o que é certo. Sente-se feliz em fazer o bem, sente-se feliz em ser justo, de ser honesto, de ser correto, de ser carinhoso, educado, gentil, independentemente se as outras pessoas vão reconhecer o que está fazendo. Então, a empatia é um exercício lindo de humildade, de desejo sincero de que um outro ser seja feliz, tenha as suas necessidades atendidas, sem querer reconhecimento. Porque, se você faz o bem querendo reconhecimento, você não está sendo empático, na realidade você está sendo interesseiro. Concorda? É diferente. É interesseiro. É um bem que não é tão bem assim. É um bem com "b" minúsculo, uma coisa boa, mas com "b" minúsculo, que é diferente daquele que é generoso pelo prazer de servir, de auxiliar o outro. Enfim, o tema é muito longo. Claro que empatia não significa você ser bobo, não significa que você vai fazer coisas que vá se arrepender. Não! Temos de ter bom senso. Lembra de Jesus falando: "Não jogueis pérolas aos porcos"? Seremos empáticos suficientes até para entender que algumas pessoas não estão prontas para receber muita coisa boa que queremos dar, mas não vamos sofrer por isso. Vamos seguir nossa caminhada, oferecendo luz para quem quer luz. No dia em que essas pessoas despertarem, naturalmente, nós, sendo empáticos, vamos perceber e ofereceremos luz a ela. Foi assim que Jesus agiu. É assim que a espiritualidade superior age conosco do mesmo jeito. Nada se desperdiça. 

Então, trabalhe sua empatia, seu amor, sua generosidade. Coloque-se sim no lugar do outro. Faça o bem sem esperar retorno, pelo prazer de ser uma pessoa cada vez mais feliz. É um exercício. Quanto mais você treina a empatia, mais você entende o outro, mais você consegue mudar a linguagem e agir para fazer, às vezes, aquilo que o outro necessita e, muitas vezes, o que o outro necessita é de um choque mesmo. Às vezes, o que o outro necessita é de ouvir "não". Às vezes, o que o outro necessita é de que você seja firme. Às vezes, o que o outro necessita é de que você ponha limite em determinadas coisas no relacionamento. Bom lembrar que dizer "não" também é uma grande atitude de amor. Não é só dizer "sim", mas dizer "não" também. Tema longo, profundo e tempo curto! Perdoem não ir mais a fundo, mas a essência da empatia nada mais é do que realmente enxergar Deus no outro. Que Jesus abençoe seu dia, sua semana. Luz e paz, meus amigos, na sua vida e que possamos construir cada vez mais a empatia uns com os outros. Fiquem com Deus!

E até breve! Até muito breve!