Pílulas do Evangelho - O Mergulho Interior...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia!

Muita luz e paz ao seu coração, como sempre, e energia positiva para sua vida! Deus te abençoe! Começando mais uma pílula do evangelho de hoje!

Eu acho que vocês vão gostar do tema de hoje. Mas antes, vamos lembrar da prática de meditação ou fazendo um exercício concreto que tem o poder enorme de nos ajudar a desintoxicar nossa mente de tanta ansiedade e de tanta angústia. É um exercício simples que pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer área do mundo, de qualquer religião, sem contraindicações, que nos traz para o momento presente e nos dá paz. E ele ainda potencializa o desenvolvimento da nossa espiritualidade. Muito bom!

Dito isso, vamos adiante, falando sobre: mergulho interior. Já parou para pensar quantas vezes na vida nós somos convidados a fazer um mergulho interior através do silêncio e da introspecção? Muitas vezes, a própria vida cria circunstâncias que fazem com que nós sejamos obrigados a parar. No dia a dia, muitas pessoas vivem em uma agitação grande, em uma correria muito grande. É preocupação com trabalho, com família, com saúde, quer dizer, com várias coisas que nos tiram a atenção. E, aí, nós caímos naquele famoso piloto automático, sem prestar atenção no que fazemos, simplesmente repetindo padrões antigos de comportamento que fazem com que nós reincidamos nos mesmos erros. Aí a vida dá um jeito e fala assim: "Você não quer parar? Quer ficar andando em círculos? Então, eu vou te ajudar a melhorar". E o que a vida faz? Ela cria uma circunstância, e nós ficamos parados em algum momento, convidados a mergulhar dentro de nós mesmos. Às vezes é uma doença que te obriga a ficar na cama. Você não pode trabalhar e fica pensando na vida. Às vezes é uma circunstância dolorosa, outras vezes nem tanto.

Muitas vezes você acorda, simplesmente do nada, com aquela vontade de mergulhar dentro de si. E as pessoas perguntam: "O que você tem?". Você fala: "Eu não sei. Não tenho nada". "Mas você hoje está diferente." E a própria pessoa pensa: "Meu Deus, o que eu tenho? Por que eu estou assim?"

Mais importante do que querer dar nome a seus estados emocionais é observá-los. Lembre-se: nossa alma está diretamente conectada a Deus. Nós até podemos esquecer Deus, mas ele nunca se esquece de nós. Lembre que cada um de nós tem uma ligação profunda com amigos espirituais que as tradições espirituais chamam de anjos da guarda, de amigos queridos, mentores, e eles nos protegem e nos guiam. Muitas vezes, ao voltarmos do sono ou no cotidiano, nós recebemos algumas influências de que não nos lembramos com a mente cognitiva, mas sentimos. E talvez a influência seja: "Pare, meu filho! Calma, minha filha! Menos ansiedade, mais calma.

Olhe para dentro de si, dê um passo de cada vez para que você possa aproveitar ao máximo tudo de especial que tem na sua vida".

Então, meu convite para você hoje na pílula do evangelho é: aproveite esses instantes de mergulho interior. Não tenha receio. Dura pouco, às vezes. Pode ser um dia, dois, uma semana, um período gostoso que você pode ficar quieto. Não é depressivo, não tem nada de depressão aqui! É observando. Você vai observar seus sentimentos, seus pensamentos, vai começar a analisar padrões de comportamento e chegar à conclusão de que você precisa mudar algumas coisas, o que dificilmente nós fazemos quando estamos na correria agitada do cotidiano, constantemente no piloto automático. Vamos aproveitar esses instantes de mergulho interior para nós nos reconectarmos com nossa paz, para compartilharmos nossa paz com quem nos rodeia, para que possamos criar mais paz. Lembre-se: você é o principal ator da sua vida. Assuma o papel que lhe cabe de conduzir sua existência para dias cada vez melhores.

Que Deus te abençoe e te inspire com muita luz! Deus abençoe cada um de vocês! Como sempre, minha eterna gratidão!

E você já sabe: até breve, até muito breve! Fiquem com Deus, meus amigos!