Pílulas do Evangelho - Nunca Desperdice uma Oportunidade de Fazer o Bem...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia para todos vocês! Que Deus abençoe cada um de vocês. Luz e paz neste domingo maravilhoso! Que Deus continue abençoando seu coração, sua mente e sua vida!

Começando mais uma pílula do evangelho de hoje. Que Deus proteja muito vocês. Como sempre, nossos agradecimentos à generosidade de cada um não só por divulgar a pílula, mas por todo o trabalho lindo que vocês têm feito de resgatarem a si próprios principalmente e se voltarem para o trabalho da caridade, para o caminho de Deus, independentemente da religião, parando de se queixar ou indo além das próprias queixas, voltando a ser instrumento de Deus. Porque isso ajuda a humanidade a melhorar, com certeza, e nós vamos nos ajudando. Um ajuda o outro. Um ajuda o outro, e o outro ajuda o um, como falam as crianças.

Hoje eu queria compartilhar com vocês uma situação que me aconteceu alguns anos atrás, para ilustrar um ensinamento profundo que os espíritos amigos superiores sempre nos pedem, que é nunca desistir de fazer o bem, nunca perder uma oportunidade de fazer o bem. 

Muitos anos atrás, eu estava com um problema muito sério, pelo menos para mim era muito sério. Eu estava muito triste, desanimado, sem energia e sem saber o que fazer. Eu tive que levar meu carro para a revisão, deixei-o lá e fiz uma coisa que eu nunca tinha feito antes, saí caminhando. Ao invés de pegar um ônibus, táxi ou um outro transporte até o meu trabalho, eu resolvi ir andando e comecei a fazer algumas coisas. Você vai entender. Eu passei por lugares que normalmente eu não passava.

Quis o destino que eu me encontrasse ao lado do Palácio da Liberdade. E, de repente, vi um senhor cambaleando. Eu estava com muita, muita pressa. O sol estava quente, era um dia de calor, e eu ainda vestia uma roupa pesada por causa do trabalho. A minha vontade era chegar rapidamente ao escritório. A lógica me mandava pegar um táxi, porque eu estava suando e tinha uma reunião. Eu ia passando por aquele senhor apressadamente. Minha vontade era ir embora, não vou mentir, porque eu estava apressado. Ao mesmo tempo, uma coisa dentro de mim falou: "Volta"!

Eu olhei para aquele senhor e pensei: "Meu Deus! Vamos lá, vai dar tudo certo". Preste atenção! Eu voltei. E eu estava preocupado com o trabalho. Voltei. O senhor mostrou para mim que ele estava muito mal de saúde. Ele tinha vindo do interior para fazer um tratamento no carro da prefeitura, mas tinha se desencontrado do carro e ido embora. Eu vi que a história dele era verdadeira, porque ele começou a dar muitos detalhes do hospital em que ele tinha sido tratado que, não por coincidência, é um hospital que eu conheço bem, conheço as pessoas, o dono. Ele, inclusive, deu o nome do médico, que tinha sido meu aluno há muitos anos, em um curso que eu tinha dado.

Eu fiquei impressionado e pensei: "É, realmente esse homem não está mentindo". Enfim, naquele momento eu fiz o que achei que tinha de fazer para auxiliá-lo e fui embora, porque eu tinha de ir embora. Ele estava vindo junto comigo porque queria voltar. Ele ia para a rodoviária pegar o ônibus dele, e nós fomos juntos caminhando. E, aí, do nada, porque obviamente eu não tinha comentado nada da minha vida com ele, ele olhou para mim, chorando e agradecendo: "Você não sabe o instrumento de Deus que você foi".

E eu estava apressado para o trabalho. Olhe só as oportunidades que nós perdemos!

Eu não me esqueço dessa história até hoje. De repente, ele me para no meio da Praça da Liberdade, pega no meu braço e começa a falar: "Olha, eu sei que você está passando por tal situação".

Me lembrando aqui, meu Deus, e até arrepio!

"Eu sei que você está passando por tal situação, mas tenha calma. Deus está preparando uma coisa melhor para você. As coisas vão se resolver".

Aí ele disse algo que iria acontecer. Eu fiquei sem palavras. A verdade é essa. Eu não tinha o que dizer. Eu fui pego completamente de surpresa. Quer dizer, momentos antes, um senhor que podia ser meu avô, que estava muito mal, abatido, chateado, que estava me acompanhando, embora eu estisse apressado, simplesmente mudou completamente meu estado de espírito. Completamente!

Naquela hora, eu parei, percebi e falei: "Meu Deus, o que eu estou fazendo? A vida está me dando um presente. Eu estou recebendo um presente, tendo a chance de ser útil, e eu estou apressado, preocupado".

Eu sabia que podia resolver a reunião de outra forma se chegasse atrasado. Resumindo: aquele senhor foi um instrumento divino para aliviar minha alma. Eu não esqueço isso!

Nunca mais eu o vi infelizmente, e ele não sabe o bem que me fez, mas eu fico muito grato. Se eu tivesse desperdiçado aquela chance - foi por pouco que eu não a desperdicei -, de ter parado, dado atenção e conversado com ele, certamente todo esse processo não teria acontecido. Então, aquele dia, para mim, foi muito especial, porque ele voltou para a casa dele feliz e grato e eu também voltei para as minhas atividades muito melhor do que eu estava anteriormente. Eu fiquei com aquilo claro na minha mente. Todas as vezes em que me aparece uma dificuldade ou um problema qualquer para eu deixar de fazer o que sei que tem de ser feito, principalmente trabalhos sociais, caridades, os problemas que enfrentamos no dia a dia - o que não falta são pessoas para tentar nos desanimar com muitas desculpas -, sempre me vem à mente aquele senhor falando aquelas coisas todas e me consolando. E eu lembro que, se eu tivesse desistido de fazer o bem, o bem de que naquele momento eu precisava não teria vindo para mim.

A mensagem do evangelho de hoje é: não desista! Não desista de ser útil, não importa o que aconteça. Não desista de servir! Não perca uma oportunidade de aliviar a dor de quem está do seu lado, de dar um conselho para alguém, de contar uma história, de emprestar o seu ouvido, de doar o seu tempo! Não perca a oportunidade, quando for possível, de doar, sim, matéria, porque, às vezes, a pessoa precisa de dinheiro para resolver seu problema. Não perca a oportunidade de fazer qualquer doação com amor, porque esse amor nos conecta ao mundo maior, e nós não sabemos o bem que está nos aguardando por nós estarmos nos predispondo a fazer o bem que nos cabe.

Que Deus lhe abençoe muito neste domingo, que lhe inspire bastante a continuar sendo instrumento da luz divina por onde você passar. Que seu coração, com certeza, possa sempre dormir tranquilo, independentemente dos problemas que tenha, sabendo que você está fazendo a coisa certa para certamente ter a mente em paz. Um grande beijo para todos vocês. E como sempre: até breve, até muito breve!

Não deixe de fazer o bem em momento algum da sua vida!