Pílulas do Evangelho - Instantes: Aprenda a Ser Feliz, Agora!

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia para todos vocês!

Começando mais uma pílula do evangelho de hoje! Que Deus te abençoe e ilumine como sempre! Que seu coração possa estar em paz e harmonia! Lembro que nós podemos não mudar o mundo do lado de fora porque nem sempre tudo depende de nós, mas, com certeza, dentro do nosso coração, nós temos o direito de mudar para melhor. E cabe a cada um de nós fazê-lo.

Na pílula de hoje, eu queria conversar com vocês sobre um assunto muito importante, que certamente diz respeito à vida de todos nós. Alguns anos atrás, eu li um poema de um argentino chamado Jorge Luis Borges. Para muitos, ele foi um dos maiores poetas de todos os tempos. O poema chama-se "Instantes". É um poema que fala sobre a importância de se viver o agora, porque a vida acontece no agora. Eu até o coloquei no meu quinto livro, "Lições da vida para ser feliz", em que falo sobre aprender a viver o tempo. O poema fala que a vida é feita de instantes. Viva o agora, porque você não sabe se vai ter o depois. Nesses dias, eu tenho vivido muitas emoções ligadas a essa situação. Tenho conversado com algumas pessoas queridas e com minha família, sempre ponderando a esse respeito. Nunca deixem, para amanhã alguma coisa importante que vocês podem fazer hoje, principalmente no que diz respeito às pessoas que vocês amam.

Isso é muito sério! Nós não sabemos se vai ter amanhã. Nós não sabemos se vamos poder falar "eu te amo" para aquela pessoa amanhã. Você não sabe se vai poder pedir ou dar suas desculpas para alguém que você ama amanhã, porque você não sabe onde vai estar amanhã. Amanhã nós podemos estar aqui, na Terra, e as pessoas também, e teremos a chance de fazer isso. Pode ser que amanhã a pessoa ou você tenha desencarnado, esteja no mundo espiritual, ou pode estar aqui, na Terra, mas em condições completamente diferentes das atuais. E aí acontece aquela situação toda que conhecemos. As pessoas ficam com a alma carregada de culpa e tristeza, com aquela sensação: "Eu devia ter dito e não falei, eu devia ter feito e não fiz. Ah, se eu pudesse voltar no tempo, eu faria tudo diferente".

Então, para evitar isso tudo, faça agora! Para evitar essa situação toda, faça agora. Uma das passagens lúcidas do evangelho que diz respeito a esse tema é quando Jesus nos ensina a orar e sugere: "Vá, reconcilia-te com teu irmão enquanto tu ainda estás a caminho". Ele nos diz que não adianta nós irmos aos templos ou orarmos em praças públicas se nós internamente tivermos o coração carregado de mágoas, tristezas e angústias. Portanto, ele aconselha: primeiro vá e reconcilie-te com teu irmão. Ou seja, conecte-se primeiro com o coração daquele de quem você se distanciou.

"Mas o outro não quer, Ricardo, eu já tentei." Não tem problema, faça sua parte. E pergunte, de verdade, para sua consciência se você tentou realmente. Às vezes, não tentamos de verdade. Às vezes a pessoa fala "eu tentei", e o "eu tentei" dela é mandar uma mensagem. E é aquela mensagem grosseira e seca. Como o outro não responde, é "eu tentei". Não, você não tentou. É diferente! Tentar é conversar com o outro.

É falar o que você está sentindo com carinho e atenção. Se for o caso, pedir desculpas. Se for o caso, fale: "Eu quero compartilhar o que você fez que está doendo aqui, porque não quero guardar isso por você. Mas quero que você saiba que eu te amo e te quero bem". A outra pessoa também tem livre-arbítrio. Se ela se negar a ouvir seu coração e se conectar com você agora, talvez a maturidade espiritual dela ainda não consiga comportar essa nova experiência. E está tudo bem. Isso já não nos cabe mais. Cabe ao tempo auxiliar essa outra pessoa a curar sua alma. E você vai estar em paz. Você vai ter a sensação e a certeza de que realmente fez o que poderia. Mesmo distante dessas pessoas, você pode orar. Às vezes, a distância física é necessária.

Nós fizemos uma palestra recentemente em que eu contei de novo a história que já contei aqui várias vezes, que eu gosto muito, de Santa Mônica e Santo Agostinho. Mas eu enfoquei um detalhe que nunca comentei com vocês. Com todo o amor que Santa Mônica tinha pelo seu filho Santo Agostinho, ele era uma pessoa difícil. E, em uma época, os dois não conversavam por causa de Santo Agostinho, obviamente antes da conversão dele. Chegou ao ponto de ela o proibir de entrar em casa, porque, infelizmente, naquela época isso foi necessário para que ele fosse menos arrogante e mais humilde. Imagine o quanto doeu nessa mãe ter que tomar essa atitude. Mas, depois, ele a agradeceu. Tanto que ele a honrava dizendo que ela tinha sido a ponte sagrada entre ele e Deus, que ela nunca desistiu dele, mesmo quando ele próprio talvez tivesse desistido de si se tivesse um filho como ele.

Veja você que, mesmo à distância, quando, por alguma circunstância, isso se faz necessário, a pessoa que ama não desiste da outra, orando, enviando energias boas, aliviando o próprio coração. Então, o que eu quero dizer, para a pílula não ficar muito grande, é isso: faça hoje o que tem de ser feito. "Instantes", de Jorge Luis Borges. Pare de prorrogar sua felicidade, seu bem-estar para o futuro. Viva agora!

Deixe de dar desculpas: "Daqui a 10, 20 anos, quando me aposentar, eu vou viajar". Viaje hoje! Se não dá para viajar até outro estado, meu amigo, viaje até a esquina caminhando. Se não dá para você mudar de cidade, mude de calçada enquanto anda.

Eu me remeto a outro poema, de Cecília Meireles, muito bonito: o importante é fazermos as mudanças que vão trazer energia para nossa vida hoje. Pare de ficar protelando mudanças necessárias para você se sentir feliz, se iludindo que amanhã vai fazer, com desculpas, quando você sabe que não vai. Aí você se torna uma pessoa frustrada, depressiva, angustiada e depois põe a culpa em Deus, quando, na realidade, você podia ter mudado muitas coisas para melhor,podia ter aliviado muitas dores, se tivesse feito pequenos ajustes na sua maneira de viver, trazendo mais leveza e alegria, e não fez por comodismo ou por causa da grande ilusão de "amanhã eu vou fazer".

Amanhã, como dizia minha avó, só a Deus pertence. O hoje é que pertence a nós. Cuide dele devidamente para que, quando o amanhã chegar, você não tenha nada do que se arrepender.

Jesus abençoe seu dia! Que a espiritualidade superior guie seu coração! Que você possa aproveitar muito bem seu dia de hoje, instante a instante, momento a momento, da melhor maneira possível! Seja feliz e lembre-se: quanto mais feliz você é, mais você desperta a felicidade ao seu redor. Ser feliz não é uma atitude egoísta, mas de generosidade. Porque, quando nós deixamos brilhar nossa luz, como Jesus nos convidou,automaticamente inspiramos todo mundo ao nosso redor a querer também brilhar sua luz.

Fiquem com Deus! Muita paz no coração! E vocês já sabem: até breve! Até breve, até muito breve!

 

Poema "Instantes" de Jorge Luis Borges

"Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da vida, claro que tive momentos de alegria.
Mas se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas. Se voltasse a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas já viram, tenho oitenta e cinco anos e sei que estou morrendo".