Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia para cada um de vocês!
Mais uma vez, começamos mais uma pílula do nosso amado Evangelho! Deus te abençoe muito neste dia! Luz e paz para você, com toda certeza!
Hoje eu gostaria de conversar com você sobre: crenças, sua forma de enxergar a vida e o mundo. Como você enxerga o mundo ao seu redor hoje? Vamos falar um pouco sobre isso.
O que são crenças? São princípios de ação. São nossas crenças que determinam aquilo que achamos certo ou errado, que fazem com que caminhemos em um sentido e não em outro. Independentemente daquilo que você acredita ser verdade ou não, se você acredita, é verdade, pelo menos para você. Costumamos dizer o seguinte: nossas crenças sobre a vida são como um óculos, enxergamos tudo pelas lentes que usamos.
Vamos supor que você acredita que a vida é difícil. Não importa o que aconteça, você vai ver tudo difícil, porque acredita nisso. Essa é sua lente, você enxerga por ela e vai tentar provar para todo mundo que a vida é difícil. Mesmo que aconteçam coisas fáceis e apareçam pessoas para te ajudar, você vai tentar ver o defeito, porque está programado para isso. Alguém que tenha uma crença limitante do tipo: "Não dou conta, não consigo, isso não é possível. Não vou conseguir parar de fumar. Nunca vou conseguir parar de beber. Jamais vou acordar cedo. Nunca vou conseguir fazer exercício físico. Não vou conseguir juntar dinheiro. Não consigo lidar com meus pais. Não consigo melhorar". Normalmente, crenças limitantes começam com esses adjuntos adverbiais: "eu não dou conta", "não consigo", "isso não é possível". E são, na verdade, sinais de que nossa mente está doente, porque nosso psiquismo está associado à ideia sobre a vida e nossa relação com a vida, que são limitantes.
Em resumo: se você tem crenças limitantes na sua vida, não adianta, elas já estão te limitando. E isso é sério! Não tem nada a ver com Deus, tem a ver com você. Não tem nada a ver com a vida do lado de fora, tem a ver com a vida aí dentro. Nós aprendemos essas crenças limitantes com nossos pais, pela influência que temos na infância, com a televisão, com os parentes ao redor, com os amigos, e, claro, trazemos essas tendências das vidas passadas. Porque como somos um processo contínuo de construção, cada personalidade que habitamos é um conjunto de crenças que, em tese, tendem a se fortalecer com o passar das existências, quanto mais as trazemos. Você vê que, desde crianças, algumas pessoas manifestam crenças otimistas e outras pessimistas, mesmo quando o meio externo fala o contrário. Por exemplo, tem pessoas que vivem muitas dificuldades com os pais, mas é otimista. O pai é nervoso e o filho é tranquilo. E as pessoas falam: "Como pode esse menino ter essa tranquilidade no meio disso tudo"? Ainda mais essas crianças novas de hoje em dia, é ou não é? É herança espiritual!
Onde eu quero chegar? Suas crenças têm determinado quem você se tornou até hoje. Crenças limitantes te limitaram e crenças poderosas te potencializaram.
As crenças poderosas fazem com que concretizemos no meio externo aquilo que acreditamos internamente. "Eu posso aprender japonês. Eu posso aprender mandarim. Posso não saber como, mas sei que dou conta." Essa é uma crença poderosa, vai te levar a agir no mundo real para você aprender um novo idioma. "Eu posso melhorar minha vida financeira. Não sei como, mas eu posso. Então vou estudar, vou aprender, vou buscar ajuda." "Eu posso melhorar sim minha relação com minha doença. Se não tem jeito de melhorar minha doença de jeito nenhum, vou aprender a morrer com dignidade e alegria." Porque muitas pessoas fazem isso, temos que nos despedir desta Terra em algum momento. Se for agora, que seja da melhor maneira possível e a mais leve. Não tem que ser pesado. "Ah, não, mas existem sim muitas formas de eu melhorar minha saúde, de conviver com minha doença. Se ela não puder ser totalmente curada, vou aprender a fazer isso." "Não, mas tem chance de eu me curar sim. É difícil, mas tem. Então vou fazer isso."
A crença poderosa nos dá energia, ânimo, em qualquer circunstância, independentemente do sentido em que caminhemos. Sem crenças poderosas não seríamos felizes nunca. Porque é a crença poderosa que nos faz acreditar no amor, apesar do medo de amarmos e não sermos correspondidos, que nos faz arriscar, apesar do receio de muitas vezes vivermos frustrações, que faz com que nós vivamos! Cultivar boas crenças é fundamental para você se libertar dos seus medos e abraçar o destino e seu desejo de ser feliz.
Então comece a despertar sua atenção para as crenças limitantes que tem cultivado até hoje, porque elas precisam mudar. Só de você tomar consciência que existem, elas já começam a enfraquecer. Porque a crença limitante é forte quando não temos consciência que ela existe, já que somos totalmente dominados por ela e ainda xingamos quem quer nos mostrar o contrário. É muito engraçado isso! A pessoa se afoga e ainda quer bater no salva-vidas! Loucura pura! Quando tomamos consciência das crenças poderosas que temos, nós as validamos, fortalecemos, potencializamos.
Esse é um tema muito vasto e profundo a ideia é só despertar sua atenção para ele. Mas lembre-se: todos os grandes líderes espirituais superaram, no decorrer das existências, suas crenças limitantes para viverem continuamente em crenças poderosas, que trazem autoestima, automotivação, criatividade e ousadia para agir no mundo real, trazendo a melhor versão deles mesmos à tona, deixando seu Eu Sagrado se manifestar.
Faça isso hoje! Ponha no papel, eu gosto dessa ideia de escrever: como seria minha vida se eu tivesse a certeza que não iria errar? Deixe vir tudo que vier. Provavelmente essas respostas são frutos de desejos que talvez você não manifeste por causa das crenças limitantes, do medo da ideia de que você não sabe como faria, e assim por diante. Mas se você se der o direito de pelo menos sonhar, de realmente trazer sua luz para fora e acreditar na manifestação dessa luz, provavelmente esse primeiro passo vai te levar ao segundo, que é agir no mundo concreto, e depois ao terceiro, ao quarto, ao quinto, até você ter novos resultados. Lembre-se: todo resultado aqui fora, tanto na vida financeira quanto na afetiva, profissional, na saúde, em tudo, é resultado de decisões certas ou erradas que tomamos aqui dentro, através das nossas crenças.
Luz e paz para todos vocês! Como sempre, muito obrigado por compartilhar nossa Pílula do Evangelho! Por favor, nunca deixe de orar. Peço por mim e por todo o nosso projeto, porque somos uns pelos outros e, com certeza, sabemos que as barreiras existem, mas o bem certamente é maior e mais poderoso para superarmos tudo isso. A oração de vocês é muito importante. Só queria manifestar esse carinho e essa gratidão mais uma vez, porque acho que isso é muito relevante. Nunca devemos deixar de falar uma coisa boa para alguém se temos oportunidade. E vocês têm me dado muitas chances e motivos para poder agradecer sempre.
Lindo dia para vocês, com crenças poderosas! Muita luz, meus queridos amigos!
E a até breve! Até muito breve!