Pílulas do Evangelho - Cuidado com as Tentações...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Começando, com muito carinho, luz e de paz para você, para a sua família, para a humanidade toda, no ano de 2019! Que este ano chegue repleto de energias especiais! Que possamos aproveitar juntos, em nome do Evangelho, inspirados pelo Cristo, essas energias divinas, nessa transição planetária. Que nós aproveitemos cada minuto da nossa existência para evoluirmos espiritualmente, para semearmos luz ao nosso redor. Que este ano seja o melhor de nossas vidas! Independentemente do que aconteceu lá atrás, que possamos, sem dúvida alguma, aproveitar a oportunidade no momento presente!

Hoje, eu gostaria de começar a conversar com vocês sobre um assunto que abordaremos durante algum tempo, este mês, porque ele é muito importante: tentações! Quais são as tentações que o fizeram cair ano passado? Quais são as tendências que você traz ainda na alma (algumas cristalizadas, outras menos), que o fizeram cair? Fazendo coisas que você não gostaria de ter feito, dizendo coisas que não gostaria de ter dito, pensando em coisas que não gostaria de ter pensado? Libertar-se das tentações é um grande desafio para todos nós, que estamos aqui na Terra. Por quê? Porque o planeta Terra é um mundo de provas e expiações. Estar na Terra é automaticamente um convite a ser tentado. Tentado em quê? Tentado nos nossos pontos fracos. É claro que cada um de nós possui um ponto fraco muito característico à sua evolução espiritual. Foi o que falamos quando abordei bastante sobre os sete pecados capitais. Todos nós temos pedras de tropeço, condutas, comportamentos, ideias que são uma porta aberta para que qualquer tipo de obsessão aconteça. Principalmente, quando nós estamos invigilantes.

Desse modo, já que estamos começando um novo ano, com novas perspectivas, que tal começarmos assim: fazendo uma limpeza interior, trazendo mais consciência, mais luz, para as nossas atitudes, para o nosso ser espiritual, para que nós não precisemos cometer os mesmos erros, no ano que se inicia?

Quando falamos em tentações, habitualmente as pessoas pensam muito em tentação sexual. E, de imediato: a traição! O que é uma das formas de tentação na área sexual, a qual coloca em risco a sua família e a de outra pessoa. Coloca em risco a paz interior e acaba ferindo muitas pessoas. É um tema controverso, muito polêmico! Obviamente, não devemos julgar quem quer que seja. Mas, com certeza, precisamos refletir: até que ponto, quem tem essa tendência, vale a pena realmente entregar-se a ela? Porque o custo é muito alto, não só na Terra, como no mundo espiritual!

Temos as tentações financeiras também: pessoas que enganam as outras; que furtam e que roubam, em alguns casos mais graves; que criam esquemas de corrupção e formas para se aproveitar de uma outra pessoa a fim de facilitar a própria vida. E, quando nós caímos nessa tentação, o tamanho da energia negativa que trazemos conosco é enorme. Então, imaginem quantos problemas financeiros nós atraímos sem nos darmos conta, por termos caído nessas tentações de atrapalhar e prejudicar alguém. Não só no passado, nesta existência ou em vidas passadas. Mas muitas das dificuldades pelas quais nós passamos hoje são para aprendermos a valorizar o que anteriormente não soubemos. Lembra-se da fala do Cristo: "Aquele que com ferro fere, com ferro será ferido"? Não como uma forma de vingança, mas como um processo pedagógico da lei divina, que nos convida à aprendizagem existencial, fazendo com que vivamos determinadas experiências, às quais infligimos a outras pessoas de maneira equivocada. Então, cuidado com a tentação de buscar o caminho mais fácil nessa questão financeira. Pois, com certeza, muitas vezes, não é o melhor.

Há a tentação do corpo, não no sentido sexual, mas no da gula. É a tentação de comer mais do que se deve, de se entregar aos excessos da alimentação e prejudicar o próprio corpo. O entupimento das artérias, os problemas cardiovasculares em todos os níveis, as questões de várias ordens no nosso corpo poderiam ser evitadas se não caíssemos na tentação do vício, no excesso deles, dos mais variados: cigarro, bebida, vícios físicos, de má alimentação, drogas ditas ilícitas. São esses excessos de todas as ordens, meus amigos, que vão comprometendo os nossos órgãos internos e, um dia, a vida manda a conta. É muito complicado nós pedirmos a Deus que nos liberte de uma dor que criamos com as próprias mãos, concordam? É estranho isso! Por isso, por mais tentador que seja entregar-se a um vício, lembre-se: isso tem um custo e a vida mandará a conta. Isso é certo! Vale a pena se entregar a essas tentações?

E a tentação de falar mal da vida dos outros? Há pessoas que já praticaram isso. Eu falo que é a “ginástica com a língua”. Você já fez isso essa noite, falando mal de muitas pessoas durante o réveillon? A maledicência é um dos principais vícios morais que nós temos que combater. É uma tentação que temos que vencer. Às vezes, você está junto de um amigo, duas ou três pessoas, um grupo formado e dá uma vontade de falar mal de alguém. Passa uma pessoa, alguém conta uma história da vida de outro e está você rindo, falando mal do outro. Experimente, pois cedo ou tarde farão o mesmo com você! E você verá que não é nada bom: alguém que nem o conhece, não sabe quem você é, falar de você de maneira tão pejorativa.

Nós temos a tentação da falta de fé. Achamos que Deus nos esqueceu na hora dos problemas, na hora da dor. É aquela pessoa que mais rezava, que mais pedia a Ele. Mas, quando alguém desencarna, perde o emprego, bate o carro, fica doente, enfim, tem um problema qualquer, sente a tentação do desespero, de esquecer Deus na hora da dor. É o lado humano que fala mais alto. Portanto, cuidado! Vigiemos com muito carinho!

Lembre-se de que a tentação é um desafio tão grande que Jesus, na oração do Pai Nosso, a grande oração que Cristo nos ensinou, nos orientou a pedirmos: “Afastai-nos de todas as tentações e de todos os males, Senhor”! O próprio Cristo sabia que estar na Terra não é simples, porque todos nós seremos tentados. Costumamos dizer o seguinte: se você acha que não passa por tentação nenhuma, tome cuidado! Provavelmente você já tenha sucumbido a ela, já tenha caído nela e não se deu conta. Deus abençoe para que não seja o caso. 

Então, que Deus o abençoe neste início de ano! Que você tenha muita consciência de tudo o que pode fazer de bom. E comece fazendo a sua reforma íntima, libertando-se de velhos hábitos, atentando-se ao que pode ser transformado, para que nós não repitamos os mesmos erros do ano passado. Afinal, quem anda no mesmo caminho, chega ao mesmo lugar.

Deus o proteja! Obrigado por você compartilhar as Pílulas do Evangelho! Fiquem com Deus! Luz e paz!

E você já sabe: até breve, meus queridos amigos, superando as tentações! Até muito, muito breve!