Pílulas do Evangelho - As pedras nas quais tropeçamos e não podemos ignorar.

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Começando com muito carinho mais uma pílula do nosso amado Evangelho! Ano novo, vida nova para pensamentos novos. Sempre lembrando desta máxima importantíssima.

Muito bem, já passou o Réveillon, já passaram as festas, agora é a hora de encararmos a realidade. Com toda a certeza. E para termos uma vida renovada neste ano novo que se inicia, precisamos estar atentos a tudo aquilo que nos fez cair em anos anteriores em diversas áreas. Por isso, estamos conversando um pouco sobre as tentações, sobre estar vigilante perante as tentações.

Quando pensamos no Evangelho, associamos as tentações a questões de ordem espiritual, transcendental. Existem várias formas de tentações em que podemos cair. Entretanto, existem questões que são muito sutis e talvez essas sejam as mais perigosas. Sabe por quê? Porque elas atrapalham toda a nossa existência e nós nem nos damos conta. Quer um exemplo? Tentação de pensar coisas ruins.

Quantas vezes (não é nem por ano, é por dia) vem à sua cabeça um pensamento negativo? Quantas vezes por dia vem à sua mente, de repente, um pensamento de que alguém que você ama está sofrendo um acidente ou desencarnando, ou que você está tendo um problema qualquer afetivo, ou alguma situação inesperada está acontecendo, ou problemas de saúde? Talvez venha no seu pensamento que você será incapaz de encontrar pessoas confiáveis, ou que você não será feliz em determinada área da vida.

A lista é enorme! Espero que não seja o seu caso específico, mas, com certeza, é o de muitas pessoas. Você acha que isso não é uma tentação? Claro que é! Com a vida maravilhosa que temos, apesar dos desafios que enfrentamos, potencialmente é um grande presente de Deus estarmos encarnados na Terra nessa época.

Imaginem ficarmos com o foco no pensamento negativo! Precisamos vigiar! Isso é uma grande tentação! Os pensamentos negativos nos levam a nos sentirmos de maneira negativa, a falarmos de forma negativa e assim chegamos lá. Agimos de maneira negativa, criamos hábitos negativos. Notem a importância de vigiar os nossos pensamentos!

Vamos retomar a nossa lista básica de cuidados espirituais para o dia a dia? O Evangelho no Lar é fundamental. Muitas pessoas dizem que sabem, mas não fazem. Saber e não fazer é a mesma coisa que não saber, porque o resultado é o mesmo. A prática de pensamentos positivos, falar coisas boas, visualizar coisas boas é um treino. Não adianta! Não é da noite para o dia. Você e eu precisamos vigiar constantemente. É como Jesus falava, o "vigiai e orai" precisa ser constante. Caso contrário, infelizmente, nós acabaremos, sim, caindo em diversas tentações. No caso do pensamento negativo não é diferente.

Outra tentação sutil que às vezes, por não percebemos, nem encaramos como tentação é ignorar os sinais do próprio corpo. Já parou para pensar nisso? Nós temos um corpo físico sujeito às intempéries da passagem do tempo, sujeito às questões que nós trazemos carmicamente de existências anteriores, das projeções do nosso perispírito no corpo físico gerando uma série de questões enfermiças no decorrer da nossa existência física. Mas nada disso escapa a um impacto maior ou menor da nossa percepção do que o nosso corpo quer dizer. Como assim?

Muitas vezes, o seu corpo está tentando lhe passar uma mensagem do seu inconsciente e você não percebe. Imagine, por exemplo, uma pessoa que, por algum motivo, nunca consegue parar. Tem aquela vida agitada, corrida, vai para um lado, vai para o outro, e não interrompe a rotina para entrar em contato consigo. De repente, essa pessoa começa a ficar com uma dor aqui, um problema acolá. Talvez o corpo esteja mandando uma mensagem cifrada, dizendo: "Calma, pare um pouco, diminua essa correria desenfreada, preste atenção nas coisas simples da vida"! Mas a pessoa não entende. E aparece uma surpresa! O sinal se intensifica e, de repente, a pessoa fica realmente enferma, gravemente. E não há solução, ela precisa ficar em contato consigo mesma. Talvez (não sei, mas talvez) isso não aconteceria, se ela tivesse escutado os sinais do corpo.

Será que não é uma tentação ignorar o sinal do corpo? Claro que é! Na vida corrida que nós temos, uma vida que vivemos nos comparando com as outras pessoas, o que o outro tem que não temos, o que o outro faz que não fazemos. Às vezes nos esquecemos da vida simples. A vida simples não é uma vida simplória. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Desse modo, preste atenção no seu corpo! Por exemplo, há pessoas que vivem reclamando: "Ai, que dor de estômago! Ai, que dor aqui"! Mas continuam comendo o que não é saudável. Por quê? Porque emocionalmente estão descompassadas. Quando estão com problemas emocionais, descontam em quê? Na comida! E a comida desconta no corpo. O corpo manda o sinal e a pessoa não escuta. O que acontece? Terá problemas mais sérios no futuro. E assim por diante. Às vezes, o seu corpo está pedindo exercício físico, talvez ele esteja pedindo a você mais carinho, mais cuidado. A lista é grande!

Qual é a questão? Ano novo: vida nova com atitudes novas. Preste atenção nas tentações do dia a dia, em questões sutis que normalmente nem encaramos como tentações, mas que o são. Ignorar o próprio corpo e acabar pagando um preço alto por isso ou principalmente se deixar dominar pelos pensamentos negativos, sem dúvida alguma não nos ajudará em nada.

Que Deus o proteja e o abençoe! Beijo grande no seu coração.

Beijo grande no seu coração. Luz e paz! Aproveitem bem o seu dia. E vocês já sabem! Muito obrigado por compartilharem as pílulas do nosso amado Evangelho! Vigilância, meus amigos, para que o ano que se inicia realmente possa ser um ano muito especial! Fiquem com Deus! Luz e paz!

E até breve! Até muito, gente, muito breve!