Pílula do Evangelho – História inspiradora: Depende. Pode ser, pode não ser.

 

Olá, meus queridos amigos, bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Muita luz e paz ao seu coração! Bênçãos para sua vida! Que Deus te abençoe em mais um domingo, sempre muito especial. Dia que muitos gostam de parar e ficar com a família e descansar um pouquinho, ou mesmo quem está trabalhando, trabalha em um ritmo mais ameno. Em linhas gerais, claro que toda regra tem exceção, mas em linhas gerais trabalhando em um ritmo mais ameno.

Hoje, eu queria contar uma história para vocês. Adoro essa história! Acho ela linda, simples, mas tem um ensinamento gigantesco e vai direto no nosso coração. É uma lenda que conta que há muito tempo atrás havia um sábio, um velhinho, que tinha um cavalo na região que atualmente é a China. E, na época, esse cavalo era a única fortuna que esse velhinho tinha. Ele amava esse cavalo, cuidava dele com muito carinho. Um dia a aldeia aonde ele morava acordou e deixou todo mundo em polvorosa porque o cavalo tinha sumido. Aí juntou uma comitiva, preocupada com o velhinho, porque sabiam que ele gostava muito do cavalo. Foram até ele e falaram: "Meu amigo! Nossa, mas que azar o seu! O senhor perdeu o seu cavalo! Ele fugiu, o levaram. É muito azar. Porque, com certeza, alguma coisa deve ter acontecido". Um consolo esquisito esse, muito estranho esse tipo de consolo.

Nisso, o velhinho surpreende a todo mundo olhando para eles, para a comitiva cheia de pessoas, e fala: "Meus filhos, não sei! Azar? Não sei, depende. Pode ser, pode não ser. Vamos aguardar". O povo ficou: "Como assim vamos aguardar"? Foram embora. Uma semana passou e para surpresa de todo mundo o cavalo voltou trazendo uma égua! O danado tinha arranjado uma namorada, vejam só! De bobo não tinha nada! E, de uma semana para outra, a fortuna desse senhor dobrou, porque agora em vez de um cavalo só, ele tinha uma égua que estava prenhe e ele ia ganhar mais um potro. Todo mundo voltou na casa do velhinho para dar os parabéns a ele. Lógico, é muita sorte! Bateram na porta, o senhor abriu: "O senhor é um homem de sorte! Quanta sorte! Por isso que o senhor estava tranquilo semana passada. Esse é um cavalo esperto, voltou com uma namorada! Muita sorte do senhor"! E o velhinho surpreendeu a todo mundo dizendo: "Sorte? Depende. Pode ser, pode não ser. Vamos aguardar"! E a pessoa: "Mas como assim vamos aguardar? Este velho está com problema"! E saíram falando um monte de coisas feias sobre o velhinho.

O tempo passou e aconteceu que o filho deste velhinho foi cavalgar. Ele já cavalgava o cavalo e foi experimentar cavalgar a égua. Ele estava junto à égua e de repente ela se assustou. Ela estava frágil na época por causa da gestação, deu um pinote na hora que viu uma cobra e o menino caiu, quebrando as pernas. Quem foi que chegou lá para dar os pêsames ao senhor? Bateram na porta de novo. O senhor abre: "Vocês outra vez"? "Soubemos do acidente. Viemos dar os pêsames. Aliás, que azar! Poxa, que azar! Nossa, seu filho que cavalga tão bem, foi logo cavalgar uma égua, e ela podia tão facilmente ter se livrado da cobra, mas se assustou. É muito azar"! E imediatamente o senhor falou: "É, pode ser, pode não ser. Vamos aguardar."  "Não vamos voltar mais aqui! Esse homem só responde a mesma coisa."

Assim, conta a história que algum tempo depois, as províncias da China aonde eles estavam entraram em guerra e todos foram chamados, inclusive os homens, e olha só que coisa, as crianças também, ficando só as mulheres, e as pessoas mais velhas para cuidar da lavoura, para que os sobreviventes tivessem o que comer. Adivinha só: todo mundo foi para a guerra, menos quem? O menino, filho do velhinho, porque estava com as duas pernas quebradas. E quem foi que chegou lá chorando? Os outros velhinhos amigos dele. E falaram: "Menino de sorte esse seu! Quebrou as pernas logo na hora que ia haver a guerra". E ele, muito sabiamente respondeu: "Sorte? Depende. Pode ser, pode não ser. Vamos aguardar"!

Adoro essa história. Quantas vezes ela já me consolou na vida. Quantas vezes ela me inspirou. Falo isso do fundo do coração. Por que nós somos assim. Imagino que isso ocorra com você também. Várias vezes você olha para uma situação na sua vida e você fala: "Meu Deus, que coisa horrível"! Depende. Pode ser ou pode não ser. "Que situação difícil!". Calma! "Ah, isso aqui é muito bom!" Aí a vida vai e mostra no futuro que não era. Eu mesmo conheço muitas pessoas que hoje estão bem no trabalho, felizes, mas que quando foram demitidas ou tiveram problemas sérios e a empresa teve que fechar, parecia uma tragédia, mas hoje estão bem. Pessoas que reclamavam, xingavam quando o namoro acabou. Teve um divórcio, achando que era o fim do mundo. E tempos depois encontraram uma pessoa maravilhosa, hoje têm uma família linda, mas por causa daquela situação, hoje estão bem. E quantos casos vemos de parentes difíceis, de problemas, que nesse momento são horríveis, mas que com o passar do tempo vão se transformando e acabam sendo um terreno fértil para algo muito bom.

Nesse sentido, o que eu quero dizer é que nada na vida acontece por acaso. Eu não sei exatamente o que aflige o seu coração hoje ou alguma coisa que possa te incomodar, mas lembre-se, quando você pensar: "Meu Deus! Isso é horrível"! Depende. Pode ser, pode não ser. Vamos aguardar! A única coisa que eu não tenho dúvida é que nós temos que fazer a nossa parte. Para a vida fazer a dela, você tem que fazer a sua. E a nossa parte é colocar o nosso foco e nossa energia na solução do problema e não no problema em si.

Muitas pessoas ficam anos falando do problema: "O meu problema é esse, porque acontece isso comigo". Mas nunca buscam solução. Você tem que pegar sua energia mental, emocional preciosa e focar na solução. "O que eu posso fazer de objetivo para resolver isso? Como eu saio da minha zona de conforto para resolver isso? Eu não consigo sozinho". Busque ajuda. Vá buscar ajuda religiosa, porque é importante e fortalece a sua fé. Vá buscar uma ajuda profissional, se for possível para você. Um terapeuta, um psiquiatra, um médico. Depende do que a pessoa está precisando, depende da situação. Vá buscar auxílio. "Não, o que eu preciso é aprender, eu não sei o que fazer." Vá ler mais, vá estudar, vá aprender informações novas. O que não pode é andarmos no mesmo caminho que já deu errado achando que nós vamos chegar em um lugar diferente. Isso é loucura. Quem anda no mesmo caminho, chega no mesmo lugar.

Então, para que nós possamos ajudar a vida a nos ajudar, nós temos que focar nossa energia nas soluções. Pararmos de nos queixar e de ficarmos olhando só o problema. Afinal de contas, aquilo que hoje parece difícil, pode ser a semente de algo maravilhoso que iremos colher amanhã. Afinal, na vida tudo depende. Depende. Pode ser, pode não ser. Vamos aguardar!

Deus te abençoe em mais um dia! Luz e paz a sua família, ao seu coração! Que sua esperança se reacenda e que as benesses do Evangelho que nos ligam a Deus e não nos deixam desistir, sejam com certeza, grande fonte de inspiração das atitudes que você vai tomar para resolver objetivamente seus problemas. Mesmo que demore um tempo para resolver. Mas pelo menos, o foco é na solução. Já basta de ficarmos pensando só no problema, seguindo os caminhos antigos, que sabemos que não nos levam a lugar algum.

Fiquem com Deus! Muita luz!

E até breve! Até muito, muito breve.