Pílula do Evangelho – Energia Parada...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Muita luz e paz para seu coração em mais um dia! Que a luz divina possa encontrar muita receptividade nas nossas almas, que possamos guardá-la com muito carinho, cultivando paz na nossa mente e na nossa forma de viver! Começamos mais uma pílula do nosso amado Evangelho!

Hoje eu queria conversar com você sobre um assunto muito curioso, que algumas pessoas levam a sério, outras nem tanto, mas não tem jeito, todos nós somos afetados por essa situação: energia parada.

Você já deve ter ouvido falar do Feng Shui, que é a arte milenar chinesa de organização de ambientes que defende, de maneira firme, que a organização dos objetos pode afetar a energia que flui na nossa casa. Não vou entrar por esse meio, mas uma coisa posso afirmar com naturalidade: casos malresolvidos, situações pendentes, conversas que precisam ser realizadas e não são, decisões que empurramos com a barriga e não tomamos, surtem o mesmo efeito desses objetos desorganizados na casa da nossa vida, na nossa casa mental, bloqueando completamente o fluxo de energia de base de serenidade na nossa existência.

Minha pergunta para você hoje é a seguinte: você tem pendências na sua vida? Quantas pendências você carrega? Ciclos que não foram fechados, situações que sabemos que precisamos resolver, mas não resolvemos, por medo ou comodismo, receio do conflito, mas que enquanto não resolvemos, é incrível, parece que a vida não vai para frente. Eu imagino que, se você já não viveu algo assim, provavelmente deve conhecer alguém que viva ou já tenha vivenciado algo semelhante.

A vida é muito clara conosco. Tudo aquilo que flui com naturalidade é um sinal de que as coisas estão realmente no caminho correto do nosso projeto de vida. Quando temos alguns projetos, alguns relacionamentos, algumas formas de viver que, por algum motivo, estão empacados, não andam, tentamos de tudo e nada acontece, pode ter certeza que existe alguma mensagem do Universo nos dizendo que tem alguma coisa fora do lugar. Talvez essa coisa seja um sentimento inadequado nosso, talvez seja falha na estratégia no mundo material mesmo para que você possa alcançar o que deseja. Mas uma coisa é certa: precisamos desbloquear essa energia. Temos que ter esse alinhamento de prosperidade e harmonia entre o que pensamos, o que dizemos, o que sentimos e o que fazemos. Porque independentemente da lei de causa e efeito – não podemos confundir as coisas –, independentemente das dificuldades que, naturalmente, cruzarão nosso caminho em alguns momentos, temos livre-arbítrio para tornar tudo muito mais leve.

Sempre é bom lembrar a pergunta 921 de "O Livro dos Espíritos", quando Kardec questiona se podemos ser felizes aqui na Terra. A resposta é: felicidade absoluta não, mas relativa é lógico que sim. Temos o dever de amenizar nossas dores, nossas provas. O problema é que muitas vezes não fazemos isso. E o que fazemos? Bloqueamos energia.

"OK, Ricardo, me fale algumas formas de bloqueio de energia só para eu entender." Vamos lá, algumas bem práticas: casos malresolvidos. Sabe aquela conversa que você tinha que ter com seu chefe, com seu ex-namorado, com o ex-esposo, com o filho, e não tem, por receio do conflito, do que o outro vai pensar ou porque talvez você tenha errado e tenha vergonha de pedir desculpas? Mas essa energia de remorso está aí dentro de você, está te bloqueando e, consequentemente, bloqueia todo o fluxo de harmonia que você possa sentir. Vai ter que trabalhar isso, senão as coisas não andam.

Segundo exemplo prático: de repente queremos muito compartilhar algo muito bom com alguém, mas temos receio de fazê-lo. Queremos muito viver um projeto de vida, você talvez queira muito fazer uma viagem, viver uma experiência que para sua alma seja importante, mas pelo receio de errar, pelo receio do que as outras pessoas possam pensar a seu respeito se você errar ou seja lá o que for, você não faz, não vive e fica com aquela energia bloqueada de frustração. E o que acontece? Quantos casos vemos – os tanatologistas falam muito disso – em que, na hora da morte, às vezes no hospital, a pessoa no leito de morte se arrepende de um monte de coisas que queria ter feito e não fez? Olha que loucura! Ela passou às vezes dez, vinte, trinta, quarenta, cinquenta anos da sua vida carregando um monte de energia de frustrações que talvez pudessem ter sido evitadas se ela tivesse se dado o direito de viver aquilo que era importante, mesmo se submetendo ao julgamento alheio.

Essa questão é muito séria. Às vezes deixamos muito de fazer as coisas, com medo do que o outro vai pensar. Eu me lembro de Jesus, acho que é o suficiente. Imagine, nem o Cristo agradou a todo mundo. Imagine todo o trabalho que Ele fez e, ainda assim, os próprios judeus, Seus compatriotas, as pessoas de casa não O entenderam. Chico foi perseguido até o final dos seus últimos dias na Terra, muitas vezes por companheiros espíritas. Dentro da própria igreja, quando o atual Papa Francisco assumiu, tão respeitado por tantas religiões diferentes, ele encontrou e encontra resistências com muitos bispos e alguns representantes da alta classe da igreja católica, que não concordam com algumas posições que ele vem tendo. Então não deixe de fazer coisas por causa da unanimidade, porque talvez você esteja desperdiçando muitas oportunidades de ser feliz.

É lógico, nunca é demais lembrar: ninguém está convidando ninguém aqui, pelo amor de Deus, a ser inconsequente. "Eu vou agir conforme o que me vem na telha, porque tenho que liberar minha energia." De jeito nenhum, ninguém está falando disso, absolutamente! O que enfatizamos aqui na nossa pílula é que se estamos em contato com Deus, se temos aquele nosso espaço em que refletimos sobre nossa conduta, se buscamos nossa reforma íntima, se realmente, não é da boca para fora, é de verdade, estamos abertos a modificar comportamentos e ideias que nos liguem a energias negativas ou emoções que não são boas, nós precisamos também nos dar o direito de aprender com os erros. Precisamos nos dar o direito de seguir adiante e de compreender as outras pessoas que também erram e estão tentando, sem julgá-las, compreendendo-as no esforço que fazem.

A lista de coisas que nos fazem perder energia é enorme. Mas comece pensando nisso: o que precisa ser resolvido na sua vida? Até nos objetos você pode começar, arrumando sua casa, seu carro, as gavetas do seu armário, sabe? Às vezes começamos a arrumar as coisas de fora para depois trabalhar as de dentro. Mas é muito importante começarmos a organizar sim nossa existência. Gosto sempre de lembrar da fala de Emmanuel para minha vida: "Deus ajuda o homem através do próprio homem". E nós precisamos ajudar Deus a nos ajudar. Quem sabe hoje você não possa começar a organizar as energias, alinhar o que está desalinhado e eliminar as pendências que tiram energia da sua vida?

Muita luz e paz para seu coração, para sua família, para a humanidade toda! Que você tenha um dia com muita felicidade! Aproveite bastante seu dia! Fique com Deus!

E até breve! Até muito breve!