Pílula do Evangelho – Comunicação...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Muita luz e paz para seu coração em mais um dia! O mês de janeiro está caminhando rápido. Quem diria, hein! Não faz muito tempo que dizíamos aqui: "Olha! O final do ano chegou"! Isso só nos leva a crer em uma questão tão clara, mas que às vezes esquecemos: o tempo passa e precisamos refletir, com muito carinho e atenção, sobre a forma como estamos cuidando da nossa vida. Porque passa tudo muito rápido. Não faz sentido perder tanto tempo agarrado em sentimentos negativos, em mágoas, rancores, cultivando pensamentos que não fazem o menor sentido, esse lixo emocional que não nos faz bem de jeito nenhum. Então dê sua sacolejada! Hoje vamos falar disso aqui na nossa pílula do Evangelho, sempre muito séria, é claro, porque falamos do Evangelho, algo muito sério, mas não deixa de ser divertido.

As palavras são diferentes para algumas partes. Vocês sabem, estamos aqui em Maceió. E as expressões são bem diferentes das que o pessoal utiliza em Minas Gerais, onde eu resido, em São Paulo, no sul do país e em outras regiões. Isso eu acho fantástico, porque essa riqueza de vocabulário é muito gostosa, muito linda. Minha esposa é nordestina, então nos divertimos muito com isso.

Mas onde quero chegar? Eu fazia um exercício e aí a instrutora chegou e falou assim:

– Olhe, tome muito cuidado, porque você não pode dar um sopapo com seu joelho, senão ele pode machucar.

Comecei a olhar para ela. "Sopapo!" Ela queria dizer o seguinte: "Cuidado, não dê um tranco com seu joelho". E aí nós rimos. E eu:

– Muito obrigado! Obrigado mesmo, porque eu estava fazendo o exercício errado.

Mas é sério, depois fiquei pensando. Ri bastante, claro, mas imaginei: quantas vezes na nossa vida acabamos perdendo a oportunidade de aprender com o outro por não entendermos o que ele quer dizer? Vamos supor que a instrutora me falasse que eu não deveria dar o "sopapo" no joelho e eu ficasse calado, sem perguntar exatamente o que ela queria dizer. Ela teve a melhor das intenções, dentro da realidade da sua linguagem. Eu, na falta do hábito, talvez não tivesse entendido. Aí iria continuar a fazer errado e machucaria o joelho.

Onde eu quero chegar? Sacolejo, sopapo e tantas expressões que achamos engraçadas porque não fazem parte do dia a dia das pessoas que moram no sul ou sudeste do Brasil, como acontece em vários outros países, assim como tem expressões que usamos aí que eles acham engraçadas aqui também, na realidade são apenas um símbolo de algo que acontece em um nível muito maior: os problemas de comunicação. E agora a parte séria: muitas vezes uma pessoa diz alguma coisa e não conseguimos compreender o que está por trás das palavras. E por não compreendermos, nossas almas se distanciam. Você já deve ter vivenciado isso alguma vez, eu imagino.

Imagine uma pessoa perto de você, que talvez esteja com raiva e fale assim: "Suma daqui! Eu não quero mais te ver"! Talvez brigas de casal, pai com filho, principalmente os adolescentes, naquele afã ainda inconsciente das suas emoções, dos hormônios. "Saia daqui! Eu não gosto de você, pai! Mãe, você é uma chata!" Temos que tomar cuidado, porque muitas vezes a pessoa grita e fala "Saia daqui!", mas, nas entrelinhas, o que quer dizer é: "Por favor, me entenda! Eu não estou dando conta de mim mesma com minhas emoções e estou agressiva porque é a única maneira que tenho de chamar sua atenção. Então vou falar para você 'Saia daqui!', mas, na verdade, quero que você fique perto. Quero que você me ajude, reze por mim, faça carinho em mim, deixe-me ficar mais calma e depois venha conversar comigo". É mais ou menos isso que muitos "sai daqui!" querem dizer.

Veja, uma simples frase que quer dizer um texto inteiro. Mas aí tem a falha na comunicação. A pessoa fala uma coisa, nós entendemos outra e pronto, começa o quebra pau, briga para cá, briga para lá, e você tem almas que se amam distantes, às vezes vivendo dentro da própria casa. É ou não é? Quem nunca passou por isso? Quantas vezes falamos alguma coisa para alguém e a pessoa entende outra? Problema de comunicação.

Então, hoje nossa pílula do Evangelho quer te convidar a fazer essa reflexão: será que você realmente tem se comunicado com clareza com quem te rodeia? Você explica o que quer dizer? Porque às vezes é difícil de as pessoas ao seu redor realmente entenderem o que você tenta expressar. Muitas vezes queremos expressar uma coisa, mas não falamos de maneira clara, o outro não entende. E aí você acha que o outro está te ignorando, te desrespeitando, mas é porque ele não entendeu. E também acontece o inverso. Temos que estar atentos a isso e nos colocar nas posições das outras pessoas.

Muitas vezes não custa nada procurarmos entender: "Olha, fulano, você falou isso para mim, mas é isso mesmo que quer dizer? Você quer mesmo que eu suma da sua vida? Você quer mesmo que eu faça assim, assim, assado"? Normalmente, gente, as pessoas se tocam. Na hora que ouvem o que acabaram de dizer, elas falam: "Não, não é isso. É só uma força de expressão". "Mas tome cuidado, porque olha o que você está falando." E por aí vai. Imagine as expressões que mães com raiva utilizam com os filhos. Isso talvez vá para o inconsciente da criança, que cresce e, quando adolescente, são anos e anos de terapia, quando consegue tratar.

Portanto, cuidado com aquilo que você diz e cuidado ao ser hipersensível e não se colocar no lugar do outro para tentar compreender também aquilo que ele quer dizer. O Evangelho significa boa nova. E a boa nova é essa sensibilidade que conecta as almas do mundo todo através da caridade, do amor, do carinho, do desejo sincero de fazermos diferença na vida das pessoas e de permitirmos que elas também façam a diferença nas nossas vidas. Mas para isso funcionar, tem que ter comunicação alinhada, senão nada feito. OK?

Deus te abençoe neste sábado lindo, extraordinário, em todas as partes do mundo que você estiver! Independentemente de quem esteja ao seu redor agora, se pergunte: como posso fazer para me comunicar com mais clareza com o coração do fulano ou do sicrano que está ao meu redor? E como posso fazer para ter mais empatia e me colocar no lugar dessas pessoas, compreendendo melhor o que realmente suas almas querem me dizer? Luz e paz para seu dia! Deus abençoe bastante!

E você já sabe: até breve! Até muito breve!