O Karma e nossas Escolhas Mentais...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia!

Começando, com o carinho de sempre, mais uma pílula inspiradora do bem. Setembro Amarelo, mês de valorização da vida! Vocês já sabem, mês com atrações especiais para vocês no nosso projeto.

Semana que vem, aqui no Evangelho no Lar ao vivo, estarão comigo André Trigueiro, Rossandro Klinger, Haroldo Dutra Dias falando sobre esses assuntos maravilhosos, sobre vida. Vocês vão amar, no Evangelho. 

E hoje eu gostaria de conversar com vocês a respeito de uma confusão que muitos têm feito. Não é mistério para ninguém que nós sempre falamos muito de karma e confundimos o que seja essa palavra. Karma é uma palavra sânscrita, um idioma morto que não se utiliza mais, que quer dizer ação, movimento. Nesse sentido, karma nada mais é do que a resposta de tudo aquilo que nós criamos em termos de energia.

Na prática, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas nossas atitudes que geram karma, seja ele positivo ou negativo, mas nossos pensamentos e sentimentos também estão gerando karma. "Como é que é, Ricardo"? É isso mesmo que vocês ouviram. Uma pessoa que está invigilante pode não ter feito mal, mas pelo fato de ela pensar no mal, de ela poluir sua mente e o ambiente ao seu redor de maneira negativa e de forma ostensiva, faz dela digna de atrair as consequências de ter escolhido essa vibração negativa. Olhem como isso é sério!

Do mesmo jeito que o oposto é verdadeiro. Às vezes, vocês até não conseguiram fazer um bem, por exemplo, para ajudar uma pessoa em necessidade, mas seu desejo de ajudar foi tão grande, seus pensamentos positivos, o sentimento de compaixão, a vontade de auxiliar, que vocês geram um karma positivo. Além de, claro, mandar uma energia muito boa para a pessoa que vocês gostariam de auxiliar.

Então, a lei cármica nos mostra que nós estamos criando energias o tempo todo. Nós somos herdeiros de nós mesmos na intimidade dos nossos pensamentos. Por isso, prestem atenção. Não deixem que um pensamento negativo fique na sua mente, no seu coração por muito tempo. Vamos lembrar que estando em um planeta como o nosso - planeta amado, planeta escola, nosso planeta universidade, nosso planeta hospital, nossa Terra -, é lógico que, imperfeitos que ainda estamos, nós temos momentos de fragilidade. Nós pensamos coisas negativas, alguns medos, receios. Às vezes, algumas ideias ruins vêm na nossa mente. Tudo bem. O problema é elas ficarem. 

O problema não é vocês acordarem com um pensamento negativo e trocá-lo por outro bom. O problema é vocês acordarem com um pensamento negativo, almoçar com ele e dormir com ele de novo. Vocês ficarem o dia todo vibrando na negatividade, espalhando essa energia tóxica na sua casa, na padaria, na rua, onde vocês estiverem caminhando, compartilhando essa energia com outras pessoas. Tem gente que fala: "Ricardo, mas a coisa é grave assim"? É muito mais grave do que vocês pensam.

Nós somos herdeiros de nós mesmos. Prestem atenção. Por que vocês acham que muita coisa lhes acontece? Há muitos que falam assim: "Nossa, mas eu sou uma pessoa boa. Não faço mal para ninguém. Por que um monte de coisa ruim me acontece"? Bem, vocês podem não fazer o mal, mas também não fazem o bem. Muitas vezes vocês não fazem o mal, mas pensam o mal. Muitas vezes vocês não fazem o mal, mas sentiram vontade de fazê-lo e não uma, mas várias vezes. Gente, vocês estão atraindo esse tipo de energia.

Meus amigos, o Evangelho é muito claro. Se nós queremos crescer espiritualmente, nós precisamos trabalhar na nossa reforma íntima e temos que ser implacáveis com a menor tendência de comportamento negativo que nós tenhamos. Quando vocês começam a aceitar e a fazer concessões a negatividades, a comportamentos esdrúxulos que lhes fazem mal, porque isso é normal dentro do seu conceito, vocês ficam com uma brecha enorme para que o invasor entre. Imaginem, é como se vocês falassem assim: "Eu tenho minha casa e as portas estão todas fechadas. Eu só vou deixar uma aberta". Mas o invasor só precisa de uma porta para entrar. Um ladrão só precisa de uma porta. Um animal peçonhento, por exemplo, dependendo de onde vocês moram, ele precisa de uma porta aberta para entrar, para prejudicá-los.

Nesse sentido, nós temos que tomar cuidado. Essa coisa que as pessoas falam: "Não, mas eu só atraio de vez em quando". "Mas eu só roubo aqui ou acolá". "Não, mas eu só falo mal das pessoas uma vez ou outra". "Não, mas eu só penso mal de não sei quem". Prestem atenção! Vocês estão com a porta aberta dizendo para a vida que vocês não estão 100% comprometidos com sua reforma íntima. Vocês vão abrindo concessões de maneira nociva e depois reclamam da consequência negativa que colhem. É isso que muitos de nós têm feito. Depois nós falamos: "Nossa, meu karma é pesado". Não, meu filho, minha filha. Não é seu karma que é pesado, não. São as escolhas que nós fazemos que ainda são infantis. Nós é que não abraçamos verdadeiramente, de maneira madura e nobre o caminho que nos libertará da ignorância que nós vivemos durante muito tempo e em muitas existências.

Por isso, Jesus é claro: "A cada um, segundo suas obras. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". A questão é que muitos de nós não queremos a verdade. Nós queremos só a versão da verdade que nos agrada. Aquela parte que nos incomoda, nós pulamos. "Essa não. Depois eu vejo amanhã. Deixa eu continuar aqui. Depois de amanhã eu vejo". Então, nossa pílula inspiradora do bem de hoje convida-lhes a refletir sobre essas portas ou janelas abertas na sua forma de viver, de pensar, de sentir enfim. Só vocês sabem quais são e que, eventualmente, estejam atraindo muita negatividade pela lei cármica - o que nós geramos, nós colhemos, bom ou mal - e que efetivamente vocês acreditam que esteja na hora de modificar.

Que Deus os proteja e abençoe e que vocês gerem karmas bons. Porque o karma pode ser muito bom também. Nós podemos gerar pensamentos nobres o dia todo. Olhem que legal. E com atitudes nobres, meu Deus, nem se fala, as coisas boas que virão para nós. Pensem nisso com carinho e, mais do que pensar, ajam na certeza de que a vida está vendo tudo, meus amigos. Acreditem vocês ou não, está vendo tudo.

Beijo grande no seu coração. No mais, muita luz e muita paz para vocês e para suas vidas. E vocês já sabem. Até breve! Até muito, meus amigos, muito breve!