Você está aberto a mudanças ou REALMENTE disposto a mudar?

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia, muito bom dia! Começando, com carinho mais que renovado, mais uma pílula do evangelho muito especial! Contem-me: vocês são pessoas abertas a mudanças ou vocês são pessoas decididas a mudar? São duas coisas muito diferentes, e nós vamos conversar sobre esse assunto hoje aqui na pílula, para nós ampliarmos nossos horizontes em relação ao que nós estamos fazendo da nossa vida.  Abrir-se para a mudança ou tomar a decisão de mudar. Qual é a grande diferença e qual é o impacto que isso traz para nossa vida?

Nesse final de semana, no tratamento espiritual, nosso amigo espiritual falou muito a esse respeito, juntamente com todos os participantes. E essa colocação é muito pertinente. O que é estar aberto a mudança?

Quando vocês, por exemplo, escutam as pílulas, vocês estão abertos a mudança. Vocês querem aprender alguma coisa quando vocês leem um livro ou fazem uma oração, quando vocês conversam a respeito de assuntos espirituais, quando vocês pedem conselhos para alguém para resolver um problema. Quer dizer, vocês estão abertos a mudança. Estar aberto a mudança é estar aberto a informações novas a respeito de um assunto que nós sentimos que precisamos aprender mais. Mas isso não significa dizer que vocês estão prontos para mudar. Vamos lá! Vocês querem emagrecer. Então, vocês estão abertos à mudança de alimentação. Vocês leem tudo sobre alimentação, assistem programa na televisão sobre o assunto, leem entrevistas de nutricionistas sobre o que é saudável. Mas não quer dizer que vocês vão seguir.

Vamos supor que vocês querem aprender um novo idioma. Mas vocês falam: "Eu tenho preguiça de estudar, mas eu estou aberto a mudança. Eu acho que eu posso aprender um novo idioma". O que vocês fazem? Vocês veem métodos no YouTube, conversam com professores, conversam com alguém que fala outro idioma, abrem a cabeça e falam: "Eu vou aprender o novo idioma. Eu posso fazer isso!" Mas não quer dizer que vocês realmente vão se comprometer a mudar. Por incrível que pareça, abrir-se para a mudança, embora seja o primeiro passo importante para a transformação na vida, literalmente não é o último! Muitas pessoas não prestaram atenção nisso!

Há pessoas que falam o seguinte: "Eu vou a uma casa religiosa há 40 anos. Eu rezo todo dia! Não é possível que minha vida não melhorou". 

"Eu faço terapia há 15 anos, Ricardo!"

Na cabeça dessas pessoas, elas acham que, pelo fato de estarem abertas a mudanças, isso foi o suficiente, e a vida delas já deveria ter mudado.

E nós vamos perguntar: "Quais atitudes você tomou de maneira concreta? Com o que você se comprometeu realmente a mudar?".

Aí as palavras faltam porque normalmente as atitudes são poucas. Portanto, a pílula especial de hoje do evangelho - quer lembrar que vocês precisam não apenas se abrirem para qualquer mudança que desejam trazer para sua vida, mas se comprometerem com a transformação.

Vamos voltar. Você fala assim: "Eu estou fazendo reforma íntima. Antigamente eu brigava com as pessoas e guardava mágoa. Hoje eu as procuro e peço desculpas". Aí você não se abriu mais a mudança apenas, você tomou atitudes que você não tomava! "Eu mudei a forma de me alimentar depois que eu vi a entrevista com a nutricionista. Eu mudei isso na minha alimentação, passei a beber mais água e hoje durmo melhor". Agora você começou a transformar seu hábito porque, além de se abrir, você agiu. "Eu entrei em uma escola particular. Eu estou estudando duas vezes por semana um novo idioma de tal hora a tal hora. Inclusive eu já fiz os exercícios, até melhorei, tenho um caderno com palavras novas".

Você começou a agir. Parece simples o que eu estou falando, mas, por incrível que pareça, a maioria de nós não faz. Nós sabemos que temos de fazer, nós acreditamos que temos de mudar, nós, inclusive, estimulamos outras pessoas a mudarem, mas, por algum motivo, muitos de nós não saem do lugar e não mudam. Dessa forma, a pílula de hoje os convida a terem um ano maravilhoso ou qualquer outra época da sua existência, para vocês evoluírem de verdade. Para Deus sentir ainda mais profundamente em você o comprometimento com a vida renovada, você precisa ter atitudes que comprovem a sua abertura a mudança.

Por isso, não adianta vocês falarem "Eu quero ter mais paz em minha vida". A pergunta é: quais são as atitudes concretas e objetivas no dia a dia que vocês estão tendo hoje que trarão mais paz para sua vida. Não adianta falar "Eu quero aprender coisas novas". Quais são as atitudes que mostram que vocês já estão realmente trabalhando com afinco no dia a dia para aprender coisas novas? "Eu quero ser um ser humano mais paciente". Quais atitudes treinam a paciência em você? Há uma diferença grande. Estar aberto a mudança é uma grande vantagem, melhor do que estar fechado, como falava nosso amigo espiritual. Mas, definitivamente, é na hora em que vocês mudam, quando não têm medo de se transformarem, de abrirem mão do seu homem velho, da mulher antiga, metaforicamente falando, de se desnudarem do seu velho eu, que vocês começam a construir seu novo eu, com novos hábitos. Aí novos sentimentos surgem, novas palavras surgem e, consequentemente, novas sensações a partir dessas novas atitudes.

Que Deus os abençoe, inspire e ilumine muito! Que Deus os ilumine sempre é o que eu mais desejo a vocês, a sua família e à humanidade toda!

E vocês já sabem, principalmente vocês que não apenas se abriram a mudança, mas que estão trabalhando sua transformação: até breve, até muito, muito breve!