Pílulas do Evangelho - Você Vê ou Enxerga? Qual Nosso Olhar para as Coisas de Deus?

 

Olá, meus queridos amigos! Muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia! Começando mais uma pílula do nosso amado evangelho, de hoje.

E a pergunta que fica no ar é exatamente essa, a cada dia que passa que fazes de especial? Qual é o nosso olhar para a vida? Que tipo de olhar que nós estamos tendo para o mundo e para tudo que nos acontece?

A esse respeito, de uma maneira maravilhosa, como sempre, nós encontraremos Jesus, na narrativa de Marcos, lá no seu capítulo 10, versículo 46, dizendo que Jesus tinha chegado em Jericó. E, ao sair ele de Jericó, junto com seus discípulos, e uma multidão enorme, estava sentada uma pessoa cega, um mendigo cego, que se chamava Bartimeu. Ele era o filho do senhor Temeu. Imaginem que situação, todo mundo passando por ali, ele cego, ouvindo que Jesus fazia curas, que Jesus tocava os corações, que Ele não julgava e que era amoroso e bondoso. Imaginem, aquela multidão gigantesca, e ele não enxergava. Como é que ele iria se aproximar de Jesus? Então, Bartimeu, ouvindo que Jesus se aproximava, acabou se utilizando do único artifício que ele tinha: gritar. E começou: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”! Então, a multidão repreendia: "quieto! Cale a boca! Fica quieto"! Marcos, Mateus e Lucas contam a mesma coisa, que ele continuou gritando e que ele não se deteve: "Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim, filho de Davi, tenha compaixão de mim"! Então, amigos, Jesus parou. - olha que interessante isso - depois que ele insistiu no chamado. Não adianta nós pedirmos a Deus, uma vez ou outra. Nós temos que nos mostrar persistentes na nossa fé. E então, falou: "chamai-o". Eles acabaram chamando o cego e dizendo, "tenha bom ânimo, levanta, levanta-te, que Jesus te chama". Neste momento, acontece o mais interessante, para mim, nessa passagem. Jesus, assim que se encontra com Bartimeu, pergunta para ele: "Que queres que eu faça"? Ele, então, responde assim: "Mestre, que eu veja". Ouçam que interessante a resposta. Ele é curado, e Jesus fala: "vai, a tua fé te salvou". Mas ouçam a resposta dele: "Mestre, que eu veja". Jesus, pergunta para ele o que que ele queria. Ele queria ver. Meus amigos, aí é que está o detalhe: ver é diferente de enxergar. Muitas vezes nós podemos ter visão do mundo, sem enxergar a realidade do espírito. Já te ocorreu que, muitos de nós, somos cegos, mesmo enxergando, mesmo tendo nosso córtex visual funcionando perfeitamente, nossos olhos funcionando bem? Isso é muito sério.

Jesus, em outro momento, no sermão do monte chegou a repetir: “onde estiver o vosso tesouro, lá estará o vosso coração”. “A candeia do corpo são teus olhos”. De novo Jesus fala do olhar. “Se teus olhos forem bons tudo ao teu redor será luz, porém se teus olhos forem maus tudo ao redor de ti, será trevas”. Olha que interessante, Jesus sempre se refere ao olhar, no evangelho, à maneira como nós olhamos. Em um outro momento maravilhoso de reflexões, ligadas ao evangelho, nós vamos encontrar no capítulo 8, do Evangelho Segundo o Espiritismo, lá no item 20, uma narrativa belíssima em que o Cura d'Ars, o São Cura d'Ars, dos nossos irmãos católicos, esse homem extraordinário, que revolucionou a igreja com seu exemplo de vida, no século 19, mostrando uma lição profunda. Eles tinham invocado Cura d'Ars. O Cura d'Ars tinha desencarnado, há pouco tempo, e ele tinha uma fama gigante de ter sido um grande médium curador da cidadezinha, no vilarejo de Ars, lá na França. Havia peregrinações enormes em busca do Cura d'Ars. Para vocês terem ideia, naquela época, tirando o Vaticano, Ars, que era um simples vilarejo, era o segundo ponto de maior peregrinação católica que existia na Europa, por causa da capacidade de amor e de cura que o Cura d'Ars - que era o cura da cidade de Ars - possuía. Pois bem, ele, em espírito, é chamado para participar dessa codificação maravilhosa. E então, havia dentre os presentes uma pessoa cega, não enxergava, e ele questiona. Está lá no Evangelho. "Por que me chamais? Por acaso queres que eu faça uma cura? Ora, eu nada faço de mim mesmo. Nada é possível, se não for pela vontade de Deus". E ele fala: "Estão achando ruim o problema desta pessoa estar cega? Que cegueira abençoada! Porque o problema não é ficar cego dos olhos, é estar cego da alma". Mais uma vez, nós temos uma referência à cegueira da alma.

Nossa pílula de hoje, quer te convidar a se questionar sobre isso. Certamente, a maioria dos que estão ouvindo a Pílula do Evangelho, agora, enxergam, fisicamente falando. Mas, será que veem, realmente, o espírito? Esse é o detalhe. Será que enxergam, no sentido espiritual da questão? Será que, realmente, você enxerga como a vida é linda para você, como Deus é presente na sua vida? Porque os nossos olhos nos enganam. Muitas vezes, você vê a sensualidade do corpo, mas não enxerga o perigo que há em desrespeitar seu casamento, seus relacionamentos, para seguir o corpo. Às vezes, você vai visualizar o que o dinheiro pode comprar, mas não enxerga, verdadeiramente, o que significa o egoísmo, a cupidez, por trás do excesso de cobiça, que pode fazer, quando nós ficamos apegados à matéria. Isso é muito profundo.

Às vezes, nós falamos assim: "eu estou vendo o sofrimento, a dor, a minha, a do meu pai, a da minha mãe, a da minha família. Sim, você vê a dor do corpo, a dificuldade financeira. Mas, será que você enxerga, que na lei de causa e efeito, essa experiência pode estar ajudando, cada um de nós, a se curar de chagas do passado, que nós mesmos construímos, em algum momento da nossa história, seja nessa existência ou em outra? Meus amigos, no final das contas, nós sempre voltamos no mesmo ponto. Nada acontece por acaso. Nosso Pai celestial é soberanamente justo e bom. Nunca, nada chegaria até você, sem que tivesse um fim útil, um propósito maravilhoso, de despertar seu espírito para melhor.

Vamos aprender com Bartimeu, que não desistiu de pedir a ajuda de Jesus, mostrando a sua fé, tanto que Jesus, apesar da multidão toda, se vira para ele. E vamos fazer isso, enxergando como nós somos luz e enxergando como nós podemos fazer a diferença na vida ao nosso redor, apesar das dificuldades, se queixando menos e amando mais, reclamando menos e fazendo o que está ao nosso alcance, para melhorar nossa vida material, sim, mas, acima de tudo, abrir os olhos do nosso espírito, para vencermos nossos orgulhos. Isso é muito sério.

Muita gente fala de Deus, mas está com o coração cheio de mágoa. Isto é incompatível. Muitas pessoas têm as escrituras sagradas na ponta da língua, mas são incapazes de ter uma palavra de doçura para alguém, que não pensa como elas. Como que isso funciona? Então, sem perceber, às vezes nós acabamos como? Não enxergando, verdadeiramente, o que nós estamos fazendo da nossa vida, apesar de, tecnicamente falando, do ponto de vista do cérebro humano, nós estarmos visualizando as imagens todas, muito bem. Será que realmente nós enxergamos? Você pode até brincar com as expressões. Você pode até ver, mas será que enxerga? Ou, se você preferir, você pode falar "eu enxergo com os meus olhos", mas será que realmente você vê com a sua alma? Fica a reflexão desta sexta-feira maravilhosa, o dia de hoje, pra nós podermos nos preparar para o final de semana. Como sempre, nós contamos com as vibrações de vocês, que estão em outros lugares, para sustentar esse trabalho de muito amor e carinho. Fiquem em paz meus amigos! Muita, Muita luz!

Fiquem com Deus! Luz, paz e esperança, para todos nós! E que, realmente, possamos enxergar com os olhos da alma, como Deus é presente em nossas vidas. Até breve, meus queridos amigos! Até muito breve! Gratidão pura! Muito obrigado!

Acesse esta e outras Pílulas do nosso canal clicando aqui: Pílulas do Evangelho - Você Vê ou Enxerga? Qual Nosso Olhar para as Coisas de Deus?