Pílulas do Evangelho - Onde está o seu foco? Como você está utilizando a sua energia?

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Começando, com muito carinho, mais uma pílula do nosso amado Evangelho. Muita luz e paz como sempre ao seu coração, à sua vida! Espero que você esteja aproveitando bem o seu início de ano.

Hoje eu gostaria de convida-los a uma reflexão baseada no Evangelho de Lucas. É uma fala de Jesus no capítulo 21, no versículo 34. Fala assim, o Cristo: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, (que é o excesso de comida) de embriaguez e dos cuidados desta vida, (que é o materialismo) e venha sobre vós de improviso aquele dia". Perceba a importância! Eu vou repetir: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez e dos cuidados desta vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia". O que Jesus está dizendo aqui inclusive mereceu uma reflexão profunda do espírito de Emmanuel no livro maravilhoso "Vinha de luz", psicografia do nosso amado Chico. Nós precisamos tomar cuidado.

Temos falado muito sobre isso aqui: o ano novo só é sinônimo de vida nova se tivermos atitudes novas. O que o Cristo está dizendo? Se nós usamos o nosso tempo, se colocamos como o foco da nossa vida só as questões materiais, teremos problemas, porque de repente seremos tirados dessa vida. Por exemplo, uma pessoa que só quer saber de comer, comer, comer, comer e comer, o foco da vida dela é: "Quando eu vou comer? Para qual restaurante eu vou? Que tipo de comida eu como"? É tudo focado no corpo.

Outra pessoa que só quer saber de sexo, sexo e sexo: "Com quem eu vou transar? Quem eu vou enganar para ter sexo? O que posso fazer para satisfazer os desejos do meu corpo"? Então, o sexo é a fonte de desejos constantes. Ou a pessoa que só quer saber de dinheiro, dinheiro, dinheiro e dinheiro: "O que posso fazer para ganhar mais dinheiro, para ficar mais rico, para melhorar a minha qualidade de vida financeira"? Quer dizer, o seu foco é só a questão material. Essa pessoa se esquece do restante. O que acontecerá com ela? Chegará um momento em que a morte nos visitará. Chegará um momento em que essa fase da vida acabará e teremos que pagar um preço muito alto porque não pensamos no futuro.

Lembram-se da fábula de La Fontaine, muito famosa, "A cigarra e as formigas"? Na estória, a cigarra só queria saber de curtir a vida, não se ocupava e não fazia nada, enquanto as formigas trabalhavam muito. Chegou o inverno e a cigarra ficou com fome. Se não fossem as formigas cuidarem da cigarra doente, ela desencarnaria, morreria. Uma fábula linda para as crianças, mas que serve para nós, adultos, também. É isso o que Jesus estava falando.

Meus amigos, agora que o ano está começando é momento de rever os seus comportamentos e de se perguntar: "Como estou vivendo a minha vida? Quais são as prioridades da minha alma? Como eu usarei o meu tempo"? Ontem, na Pílula do Evangelho, nós falamos sobre isso: a administração do tempo. Muitas pessoas colocam o foco em matar o tempo ou em se esconder da vida através do tempo utilizado para a vida material. Cuidado! Nós estamos na matéria e não devemos ser hipócritas porque isso passa. A beleza de hoje é a velhice amanhã. Não poderemos fugir disso. A saúde de hoje é a enfermidade de amanhã. Nós estamos em um corpo perecível. Todos sabem disso, não é verdade? A fortuna de hoje, amanhã você desencarna, fica para outra pessoa, não pertencerá mais a você.

As únicas coisas que realmente nos pertencem são as conquistas da nossa alma. Quando não utilizamos o nosso tempo para fazer alguma coisa útil, para nos ajudar a melhorar emocionalmente, para que sejamos pessoas mais calmas e mais serenas, para que não nos preocupemos tanto, para que ajamos nas soluções ao invés de só focar nos problemas, para que procuremos ajudar mais as pessoas ao contrário de focar só nos defeitos delas, para que procuremos utilizar a nossa fala de maneira mais sábia em oposição a só espalhar fofocas e fuxicos, para termos essa postura nobre e digna, nós precisamos mudar. E não adianta ficar só ouvindo a pílula, lendo os Livros Sagrados, assistindo às palestras, pois isso não muda ninguém. Quem muda você é a sua postura diferenciada. A minha postura é a única coisa que vale para mudar o meu comportamento para melhor.

Nesse sentido, meus amigos queridos, a pílula nos convida a uma mudança de comportamento, a uma postura lúcida para o bem viver, para aproveitarmos realmente bem esse ano conforme nos convidou Jesus a refletir segundo o Evangelho de Lucas. E no seu caso, você está em paz com a sua consciência? Você sente que precisa mudar? Você acha que precisa mudar o que exatamente? Pense com carinho! É sério! Comece agora a sua mudança.

Lembre-se: nós nunca sabemos quando o tempo a que Jesus se referiu chegará. E quando ele chega, não tem mais jeito. Nós queremos voltar atrás, inventamos várias desculpas, mas não adianta. Na fábula de La Fontaine a cigarra ainda teve uma outra chance, mas muitos de nós não terá. Desse modo, vigilância é a palavra de ordem aqui, está certo?

Beijo grande no seu coração! Luz e paz! Vamos nos lembrar do conselho de Jesus: cuidado para não nos perdermos neste momento atual, apegando-nos às questões materiais e nos esquecendo dos verdadeiros valores eternos da vida. Fiquem com Deus!

E você já sabe: até breve, gente! Até muito, muito breve!