Pílulas do Evangelho - O Elixir da Vida...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Começando, com muito carinho, mais uma semana e, com ela, mais uma pílula do nosso amado Evangelho. Luz e paz sempre ao seu coração, à sua família, a toda sua vida!

Meus amigos, conversaremos hoje sobre um tema que há um tempo não conversamos aqui. Mas eu acredito que seja o momento oportuno para que possamos falar sobre ele: a importância de cultivarmos um estado mental de alegria em nossas vidas. Você se considera uma pessoa alegre? Você se considera uma pessoa feliz, apesar das dificuldades que enfrenta? Como é essa sua autoimagem? Quando você visualiza a si mesmo, você se sente uma pessoa mais ou menos alegre?

Pessoal, pensar sobre isso para mim é muito importante. A alegria é o elixir da vida, como diz um amigo espiritual muito amado por todos nós. É fundamental que possamos abrir a nossa mente, o nosso coração, para encontrarmos pequenos momentos de alegria, mesmo no meio das grandes tristezas que, por vezes, passamos na nossa existência. Estar na Terra não é fácil. Não adianta ficarmos pintando que seja fácil, porque não é. Ainda é um mundo de provas e expiações, com certeza. E alguns de nós passam por dificuldades maiores do que os outros, pelas necessidades do próprio espírito de evoluir. Aqueles que não passam hoje, podem certamente passar amanhã. Vamos deixar isso bem claro. Porque nós atraímos o tempo todo, vamos modulando a atração dessas provas existenciais. Mas, indiscutivelmente, o que vai fazer a diferença na sua vida para que ela se torne mais suave é você trazer mais alegria para o seu coração.

A alegria é o amortecedor da nossa alma. Já pensou nisso? Se você é uma pessoa ranzinza, fica sempre mal-humorada, só sabe reclamar, nunca consegue rir de si mesma, você vai aumentar a sua dor, não tenha dúvida! Independentemente de rezar, de fazer o terço o dia todo, de mergulhar a sua cabeça para se batizar, de receber 10 mil passes, de comungar durante a semana toda, não adiantará nada! Porque a mudança não acontece de fora para dentro. Não adianta a espiritualidade superior querer mudar os nossos padrões vibracionais. Isso não funciona. Veja: nem Jesus mudou o padrão vibracional imediatamente daqueles que estavam ao lado Dele. Concorda? Tanto que O crucificaram. Então, não é assim que funciona.

A lei divina respeita as nossas escolhas. Nós temos os exemplos, as oportunidades de renovação, mas quem escolhe se renovar, somos nós. Portanto, não adianta esperarmos que alguém venha nos trazer alegria, que é o que muitos esperam. "Ah, eu quero que meu pai me ame para eu ser mais feliz, que meu marido me dê mais valor, que a minha filha venha me visitar". Esqueça isso! Não é assim que funciona o Universo. Nós precisamos produzir a nossa própria alegria. Eu sei que é difícil, mas é assim.

Independentemente das frustrações que carregamos. E é natural: você tem as suas expectativas. Se elas não são atendidas, você acaba se frustrando (eu também tenho as minhas). Contudo, apesar das frustrações, nós temos que seguir adiante com alegria, de maneira otimista, trazendo a presença de Deus para nossas vidas. Por isso, um dos motivos a mais para eu amar os animais. É tão bom! Quantas vezes eu estou triste, amargurado e angustiado, por algum motivo, e vou lá brincar com os animais. Eles fazem aquelas bagunças típicas, o gatinho, o cachorrinho. Eu fico olhando os passarinhos voando de um lado para o outro, o tucano. Eu gosto! No lugar onde eu resido, existem muitos tucanos que vão de um lado para o outro. É muito legal! Eu adoro animais, de todas as ordens, de todas as áreas! Fico observando a espontaneidade deles. Até em documentário, veja só, em que aparecem os animais na televisão, eu fico os observando. Isso é tão bom!

Estar com crianças. Eu sei que é trabalhoso. Eu tenho filho pequeno e sei como é. Mas é tão gostoso! Por quê? Porque elas ainda estão muito espontâneas: a criança fala o que vem a cabeça, quer se vestir do seu jeito, faz birra. Às vezes, dá um trabalho para o pai e principalmente para a mãe. Mas elas não trazem alegria? Por quê? Porque são espontâneas. É isso o que eu quero dizer: quando temos espontaneidade nas nossas vidas, a alegria flui melhor. Mas se você é uma pessoa excessivamente formal, o que acontece com muitas pessoas quando vão ficando adultas, você vai perdendo a espontaneidade. Você quer fazer da sua vida uma agenda fechada, tudo tem uma hora, tudo tem que ser do seu jeito, da sua forma. Essa falta de flexibilidade não lhe trará felicidade e bem-estar.

Quem convivia com Chico Xavier falava da doçura da sua alma. Chico sempre fazia piada, brincava com todo mundo, era alegre, feliz. Ele fazia piada com suas próprias dores físicas, com suas próprias limitações.

Nesse sentido, que hoje seja um dia a mais para você renovar o seu compromisso com a sua alegria. Que você produza o seu próprio elixir da vida nessa transformação interior em ser bem-humorado, em rir um pouquinho de si mesmo, das suas próprias dificuldades, em procurar interagir com a vida com mais leveza, na certeza de que tudo passa. Não tenha dúvida quanto a isso. A dor de agora vai passar, os problemas de agora hão de passar, e o que o incomoda agora vai passar, porque sempre foi assim. Há 10 anos, as coisas que incomodavam você e eram problemas, hoje, boa parte das vezes, nem existem mais. Passaram. Sempre foi assim. Então, tenha calma! Não dê mais peso à sua dor do que deve. Traga mais leveza à sua dor. É diferente. E é exatamente isso que a pessoa faz quando cultiva a alegria no seu coração.

Portanto, sorria mais, seja uma pessoa generosa, bem-humorada, não se incomode com as outras pessoas que reclamarão da sua alegria. Isso é natural. Quem está na escuridão se incomoda quando vê o sol. É assim mesmo. Quando nós saímos do quarto escuro, não ficamos incomodados com a luz? Não temos que nos adaptar? Dessa forma, às vezes, a sua alegria incomodará quem está perto e não consegue ser assim. Mas não desrespeite o tempo do outro, nem se envaideça por se achar em um estágio maior do que o do outro. Simplesmente seja você! E deixe naturalmente a convivência e o carinho que saem da sua alma irem acolhendo as pessoas ao seu redor que por enquanto ainda não estão alegres, para que, no tempo delas (porque elas também merecem o seu tempo), possam despertar. Assim como Deus respeita o nosso tempo. Da mesma forma como esses gigantes da alma, com quem nós temos a oportunidade de conviver, respeitam o nosso tempo e vão nos inspirando.

Que Deus os proteja! Tenham um lindo dia, comecem bem a sua semana. Aproveitem bastante! Tragam muita alegria para as suas vidas, muito bom ânimo, muito bem-estar! Fiquem com Deus! Obrigado por compartilharem as pílulas do nosso amado Evangelho!

E, com muita alegria, como sempre: até breve! Até muito, muito breve!