Pílulas do Evangelho – Esteja aberto: aprenda com tudo e todos ao seu redor.

 

Olá, meus queridos amigos, bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Graças a Deus mais uma sexta-feira chegou. Mais um dia, mais um presente, mais um momento para nossas vidas. Começando mais uma pílula do nosso amado Evangelho de hoje. Que bom que temos mais um dia! Infelizmente tantos vão ignorar a importância desse dia. Pois é, quantos de nós na humanidade ainda temos uma certa dificuldade de entender como os dias são preciosos! Como é um presente poder acordar novamente!

No mundo, mais ou menos 200, 250 mil pessoas - isso é uma lógica básica - desencarnam todos os dias. Isso significa que temos a oportunidade maravilhosa de agradecer a Deus por cada minuto e cada segundo, aproveitando-o de uma maneira repleta de energia, de paz, de bem-estar, aprendendo cada vez mais com tudo e com todos ao nosso redor. Que possamos aproveitar a magia de mais um dia!

Eu acho engraçado isso e fico feliz, porque muitas pessoas recebem a pílula e acham que é da religião delas! É muito legal isso! Tem espírita que acha que a pílula é espírita. Evangélico que acha que é evangélica. Católico que acha que a pílula é católica. Judeu que acha que a pílula é judia. Budista que acha que a pílula é budista.

Eu fico muito feliz, porque se conseguimos passar essa imagem e você sente que a sua religião é contemplada nas pílulas que você ouve, graças a Deus, estamos no caminho certo, porque esse é o objetivo! Porque a pílula é do Evangelho e que é o Evangelho? É uma palavra grega que quer dizer "boa nova". O que é a boa nova? É a mensagem divina de que nós somos capazes de construir a nossa felicidade seguindo os ensinamentos eternos do Universo que vem de Deus. Por isso, sempre é bom lembrar que as religiões são meros caminhos. Na verdade, o que nos espiritualiza são as nossas escolhas! A maior religião da vida é o amor e é através do amor que temos que aprender!

É bom quando nos reunimos no tratamento espiritual que nós fortalecemos essa consciência, essa conexão. O problema é sério! O mundo está cheio de religião, mas precisa se espiritualizar mais! O mundo está cheio de especialistas em escrituras em tudo que é lugar, mas ainda é pobre de prática de coração sem preconceito, de prática de mente aberta, de coração aberto que ame e que se conecte. O Evangelho nos estimula a tudo isso, por isso que é importante pararmos para poder pensar nessas grandes conexões da vida, que é o foco do Evangelho de hoje. Observem, do mesmo jeito que podemos e devemos aprender com todas as religiões, inclusive com pessoas que não são de religiões, precisamos estar sempre abertos para tudo o que está ao nosso redor para aproveitarmos cada minuto da nossa existência.

Tem uma história muito inspiradora: havia em um determinado lugar um mestre espiritual muito respeitado, aqueles gurus, ou espírito de luz ou guia - pode dar o nome que quiser - mas muito respeitado, muito querido. Realmente um ser de muita, muita, muita luz. Então, teve uma entrevista no mundo espiritual, pois esse ser tinha vivenciado muitos problemas na Terra e superado. Na entrevista várias outras pessoas queriam voltar à Terra, estavam conversando com ele e queriam entender como ele tinha se inspirado e assim por diante.

Teve uma pessoa que fez a seguinte pergunta: "Nobre amigo, tirando, claro, os mestres ascensos. Tirando Jesus, a referência cristã. Tirando a referência dos maiores, das grandes religiões da vida, quem foi o seu maior mestre na Terra? Teve alguém que realmente te inspirou, alguém que realmente te orientou, que encurtou o seu caminho até Deus, além deles todos"?

O companheiro sorriu muito simplesmente, balançou a cabeça e falou: "Teve sim". Todo mundo parado, querendo saber quem foi, pois iam voltar à Terra. Ele sorriu e continuou: "A natureza! Eu sempre aprendi muito com a vida, através da natureza. A natureza sempre falou comigo, principalmente os animais. Principalmente os animais mais pertos".

Em seguida, ele contou uma história: "Eu tive um grande mestre espiritual uma vez na Terra que era um cachorro."

O pessoal se olhou indagando: "Um cachorro? O que você aprendeu com um cachorro"?

Ele disse: "Nossa, as lições mais importantes da minha vida. Na Terra, eu chegava cansado em casa e o cachorro vinha me consolar. Muitas vezes eu chegava triste, ele vinha me consolar. Muitas vezes eu chegava irritado, ele vinha me consolar e eu gritava com ele. Ele se afastava, esperava eu me acalmar e vinha me consolar. Enquanto eu me acalmava, ele não ficava lá chateado, tristonho, pensando mal de mim. Ele brincava com as coisas dele e aí vinha me consolar. Cachorros me ensinaram muitas coisas. Eu aprendi com eles o amor incondicional. Aprendi a doação. Aprendi que tem horas que temos que nos afastar. Aprendi que temos que viver a vida no momento presente, mesmo quando alguém que mais amamos não é capaz de nos oferecer o amor que queremos, porque é assim que o cachorro vivia. Se divertia enquanto eu não dava conta de dar o amor que ele queria, mas aprendi também que não podemos desistir de quem amamos. Por quê? Porque o cachorro voltava para mim. Isso só para começar"! E dizia o mestre espiritual: "Aprendi muito sobre a vida e sabe o que é mais incrível? O cachorro foi um grande mestre para mim, pois ele me ensinou tudo isso sem dizer uma palavra, afinal ele é um cachorro, ele late, ele não fala"! Ele terminava dizendo: "Nós podemos aprender com a vida o que quisermos, podemos aprender com as pessoas, com os animais, com a natureza, com tudo aquilo que quisermos se, realmente, estivermos abertos para isso".

Então, a mensagem de hoje da nossa pílula é essa: se abra para a vida, aprenda com tudo e com todos com espírito de humildade que se conecta a tudo e a todos. Menos arrogância e mais humildade, nós estamos precisando disso. Muito mais amor e muito menos preconceito. Certamente a nossa alma vai ser mais feliz, nós vamos ser mais felizes, o nosso mundo vai ser mais feliz e nós vamos ajudar. É a fala de Emmanuel que sempre gostamos de repetir aqui: "Deus vai nos ajudar, afinal, Deus ajuda o homem através do próprio homem, ou ajuda os seres através dos próprios seres".

Ótimo dia para vocês! Luz e paz para vocês, meus amigos!

E até breve, até muito breve!