Pílulas do Evangelho - A Teoria do Cérebro Feliz e o Desenvolvimento Espiritual...

 

Olá, meus queridos amigos, muito bom dia! Muito bom dia! Muito bom dia!

Começamos mais uma segunda-feira maravilhosa, mais uma semana que tem tudo para ser repleta de realizações, de autoconhecimento, de mindfulness, de mente alerta, passo a passo. Muito importante para nosso equilíbrio de generosidade –, uma semana para que possamos compartilhar nosso amor, nossa atenção, nosso carinho com todos os seres ao nosso redor, com todas as criaturas divinas. Começamos mais uma pílula do nosso querido e amado Evangelho de hoje, uma pílula muito especial!

Hoje eu queria conversar com vocês sobre o trabalho do doutor Amit Sood, um especialista muito famoso da também famosa Clínica Mayo dos Estados Unidos. Ele trabalha com psicologia positiva. Na verdade, ele é médico, dá aula na Faculdade de Harvard e se tornou notoriamente conhecido no mundo todo por causa da sua teoria do cérebro feliz (em inglês, Happy Brain).

O que é o cérebro feliz? O doutor Sood tem mostrado, com suas inúmeras pesquisas, que nosso cérebro é extremamente plástico, ou seja, podemos moldá-lo, dentro das suas características, para que nos sintamos muito mais felizes. E ele afirma uma coisa fantástica: se você quer ser feliz, faça tudo, menos perseguir a felicidade. Aprenda a perseguir a gratidão e a compaixão. Se você se conectar em ser uma pessoa cheia de gratidão e de compaixão, automaticamente a felicidade vem até você. Mas se for atrás de fazer coisas na expectativa de ser feliz, você não vai ser feliz por causa das frustrações.

É incrível, porque eu falando essa frase assim parece uma coisa simples. Mas não é! São décadas e décadas de pesquisas, de observação na história recente, e centenas de anos de observação da história de médio prazo.

O que o doutor Amit tem demonstrado para nós é que o cérebro tem três características básicas que fortalecem essa tese que ele defende e, aliás, tem toda razão: a primeira é que nosso sistema nervoso sente a dor do outro. É mais ou menos assim: quando alguém ao seu lado, uma pessoa que você ama, um animal, algum ser sofre, já notou que você sofre também? Então veja que na nossa estrutura cerebral não há uma diferenciação se a dor é nossa ou do outro. Nós sofremos do mesmo jeito.

A segunda característica é que, para o cérebro, tudo que você imagina é real. Nosso córtex visual e toda a estrutura do nosso sistema límbico não sabem diferenciar o que lembramos daquilo que criamos. E é verdade. Se você se imaginar chupando um limão, vai fazer uma cara feia. "Hum, limão não!" E é só uma imagem, diferentemente de você estar chupando de verdade. Se você se lembrar de uma viagem linda que fez, vai começar a dar um sorriso, mas, na verdade, é só uma lembrança, você não está fazendo a viagem naquele momento. O cérebro não diferencia.

E a terceira característica é que o cérebro não consegue diferenciar a dor física da dor emocional. Isso significa que, se você quebrar uma perna, pode sofrer muito. Se você quebrar seu coração, como ele utiliza esse amor, porque você está apaixonado e alguma coisa deu errado, você vai sofrer profundamente também. Aliás, como não dizer que às vezes as dores da alma, que não são fisicamente perceptíveis, afetam nosso corpo muito mais do que as próprias dores físicas?

Resumindo: nosso cérebro é sensível porque, na realidade, é apenas um instrumento, o veículo físico pelo qual nossa alma e nosso livre-arbítrio se projetam pela expansão do nosso ser espiritual. Agora, incrível é a medicina atestar isso. O doutor Sood defende a seguinte ideia: se você quer ser feliz, não tem outro jeito, tem que ser grato. Porque quando você é grato, você estimula sua mente a prestar atenção no aqui e agora, cheia de felicidade pelas coisas mais simples do dia a dia. Você pode ser grato pelo que aconteceu na semana passada, ano passado, pelo que está acontecendo agora, neste momento. "Poxa, posso ouvir a Pílula. Tenho um celular para ouvi-la. Estou andando, tomando café, tenho minha família. Estou indo para o trabalho." Você também pode ser grato pelo que vai acontecer: gratidão antecipada. Você pode ser grato pelo que quiser! Isso faz uma diferença enorme, porque o cérebro adora gratidão. A quantidade de endorfinas que irrigam nosso corpo é maravilhosa!

Agora, quando você ora, outra prática que o doutor prova que nos faz um bem danado, quando pede pelos outros, quando pede a Deus por uma humanidade melhor e agradece antecipadamente pela bênção que cerca você e quem você tanto quer bem, acontece essa sensação de paz e bem-estar que experimentamos. Porque, é claro, elevamos nossa vibração e atraímos a espiritualidade superior. O cérebro adora isso, lembra? Ele sente a dor do outro, mas sente a alegria também. Isso significa que o cérebro feliz, se alegra com o bem-estar da humanidade e com o bem-estar que criamos para nós mesmos. A prática da meditação, você ser uma pessoa bem-humorada, sorrir bastante, faz com que essa terceira característica do cérebro, que sente a dor física e emocional, sinta-se feliz. Porque se emocionalmente você está bem, ele potencializa a percepção do bem-estar, como, da mesma forma, quando não estamos legais, potencializamos a percepção do mal-estar.

Então, cuidado! Se você é uma pessoa que consome diariamente pensamentos negativos, de pessimismo e de angústia, você envenena seu cérebro, diz o doutor Amit Sood. Porque temos o direito de escolher o que queremos pensar, lembre-se disso. Posso não escolher o mundo aqui fora, mas sempre tenho o direito e a capacidade de escolher meus pensamentos, minhas palavras e minhas ações ou reações em relação ao mundo que me rodeia. E é esse livre-arbítrio lindo que Deus nos concedeu que realmente nos capacita a ser mais livres e felizes. Então cultive seu cérebro feliz, porque seu corpo e sua mente agradecem e, com certeza, a humanidade ao seu redor também. Lembre-se: sua felicidade inspira outros a serem felizes, seu bem-estar e seu brilho inspiram a humanidade a ser feliz e querer ser melhor a cada dia.

Que Deus te abençoe muito hoje, amanhã e sempre para você ser esse instrumento de luz para todos que te rodeiam! Happy brain! Para todos nós, um cérebro feliz! Cultive pensamentos positivos, a oração, a prática da gratidão e da compaixão. Vou repetir, para fecharmos aqui, a frase central que é a base do doutor Sood em relação a todo esse processo: se você quer ser feliz, não vá atrás da felicidade, mas sim atrás de ser uma pessoa grata e cheia de compaixão. Porque sendo uma pessoa grata e cheia de compaixão, a felicidade é que virá atrás de você. Lindo demais isso, não é, gente? Fiquem com Deus! Muita luz!

E até breve! Até muito breve!