Pílula do Evangelho - O Poder Transformador do Bom Humor!

 

Bom dia, meus queridos amigos! Bom dia! Muito bom dia! Começando mais uma pílula do nosso amado e querido Evangelho! Deus abençoe seu dia e te inspire para que você tenha um dia maravilhoso, com muita luz, paz e inspiração! Muita energia boa e positiva para todos nós!

Hoje, na pílula, vamos falar sobre o poder transformador do bom humor. Você se considera uma pessoa bem-humorada?

Ah, isso é tão importante! O bom humor é o grande elixir da vida, junto com a alegria. Lembro que o doutor Fritz comenta muito isso:

– Meu filho, não importa o que aconteça, tenha bom humor. Nas situações tão difíceis, tenha bom humor. Quer chorar? Chore com bom humor.

– Mas, doutor, como é que se chora com bom humor?

– Chore sorrindo. Porque quando enjoar de chorar, você se acostuma a sorrir.

Adoro isso! O bom humor é o elixir da vida mesmo! A ciência já mostrou por muitos anos: pessoas bem-humoradas têm as artérias mais irrigadas de endorfinas, consequentemente, têm a possibilidade muito maior de ter um coração saudável. Pessoas bem-humoradas envelhecem com menos velocidade. Para sorrir, utilizamos menos músculos do que para ficar sérios, com cara fechada. O bom humor produz um monte de endorfinas, que são analgésicos naturais para nosso corpo. O bom humor faz nossa vida ser muito melhor, eleva nossa vibração, faz com que nos aproximemos de Deus, porque nossa vibração fica infinitamente mais elevada.

A pergunta para você é essa: como anda seu estado de espírito, seu bom humor?

Ser uma pessoa bem-humorada é estar de bem com a vida, mesmo quando a vida parece que não está de bem com você. Falo "parece" porque tudo é uma ilusão de ótica e depende do nosso ponto de vista. Como nada acontece por acaso, sabemos que, na verdade, nós construímos ou atraímos aqui fora a vida que temos aqui dentro. Então, na realidade, não tem injustiça. Quando você se abre para a vida com bom humor, olha o lado positivo das coisas, aprende a rir de si mesmo e não se leva tão a sério, você começa a se desapegar da transitoriedade das provas que vive na matéria. E não é por acaso que crescemos espiritualmente.

Fica simples de entender por que os mestres espirituais sempre foram bem-humorados. Nossa, temos notícias de seres iluminados, bem-humorados e agradáveis em todas as épocas da humanidade! Eu cresci sempre ouvindo falar do bom humor do Chico, de como, apesar das dores, dos problemas, das perseguições, ele era uma pessoa agradável, bem-humorada, sorridente, espirituosa. E eu me lembro que, quando fui visitá-lo e tive o privilégio de conhecê-lo – foi inesquecível, um dos melhores momentos da minha vida –, ele já velhinho, alquebrado, havia um monte de gente querendo falar com ele, e ele com aquele sorriso nos lábios, com mais de 90 anos. Incrível! Uma energia ímpar, com certeza, fruto do amor que ele emanava também através do bom humor.

Hoje temos, por exemplo, Thich Nhat Hanh, que é alguém que eu amo e respeito muito, mestre thai que vive no Plum Village, no sul da França, e espalha humor através dos ensinamentos budistas. A mesma coisa acontece com Tenzin Gyatso, que eu gosto demais, décimo quarto Dalai Lama: grandes ensinamentos de amor ao próximo através de bom humor. Também vemos o Papa Francisco, tão bem-humorado, agradável, sorridente. Não é à toa que pessoas de várias religiões gostam dele e o admiram. Encontramos pastores muito bem-humorados fazendo grande sucesso. Vejo mensagens do pastor Cláudio rodando pela internet. Por quê? Porque é bem-humorado. Ensina-se e fala-se sobre Jesus com bom humor, padres que falam de Jesus, mestres muçulmanos que falam sobre Alá com bom humor.

Ser uma pessoa bem-humorada é ter uma ótica salutar perante à vida. E quando falo de bom humor, lógico que é um humor saudável. Ninguém está falando de humor negro ou desrespeitoso, em que você sorri às custas dos outros. Absolutamente! Piadas preconceituosas, racistas ou sexistas, que desrespeitam o outro com as custas de meros sorrisos e que achamos que não têm peso, mas é lógico que têm. Cada um dá notícia de si mesmo nas coisas que faz, nas coisas que gosta de ouvir e compactua. Bom humor é aquele humor verdadeiro, saudável.

O que eu quero dizer é o seguinte: cuide da sua vida com bom humor. Isso faz uma diferença grande. Jerônimo Mendonça, o gigante deitado, aprendeu a ser bem-humorado rindo de si próprio. Com uma artrite reumatóide horrorosa, cego, com angina, fazia palestras espíritas pelo Brasil todo em cima de uma maca e aprendeu a rir de si mesmo. Vemos o Divaldo com quase 90 anos e um bom humor que faz dele um jovenzinho e com que todos o adorem e respeitem profundamente. E assim por diante.

Então, minha questão com você agora é exatamente essa: você está cuidando do seu bom humor? Levante hoje com um sorriso nos seus lábios. "Ah, mas eu não tenho motivo para sorrir." Tem sim, criatura! Todo mundo tem motivo para sorrir, se quiser. Inclusive sorrir de si próprio, das suas próprias deficiências, enxergar na presença divina dentro da sua vida um motivo para olhar adiante e saber que tudo passa. Agora, se você quer ser uma pessoa chata, mal-humorada, um purgante, perdão, a escolha é sua, vai colher as consequências. Porque o povo bem-humorado também tem problema, tem doença, problema financeiro, também tem parente que desencarnou, tem dificuldades de saúde e, ainda assim, escolheu, apesar disso tudo, ter um olhar positivo para o lado bom da vida e entender que o bom humor faz parte da caminhada e a torna mais leve.

Agora, livre-arbítrio é livre-arbítrio. Se você prefere viver como muquerela – MUrmura, QUEixa, REclama e LAmenta –, infelizmente ninguém pode fazer nada. Um dia você vai despertar e aprender que aquilo que o doutor fala faz todo o sentido. Quer chorar? Dê um jeitinho de chorar sorrindo, porque você se acostumará a sorrir e, quando parar de chorar, ja estará sorrindo há bem mais tempo, e o corpo e a alma se beneficiando também.

Deus abençoe você, seu dia e ilumine sua manhã! Que você tenha muito bom humor, saudável, agradável, com sua família, rindo juntos, fazendo aquelas piadas gostosas, salutares e respeitosas com a esposa, com o marido, com os filhos, com os amigos, porque isso faz um bem imenso e faz nossa alma se conectar com a alma do outro. Tem um ditado que fala que, provavelmente, Deus ri muito dos nossos planos para o futuro quando nos esquecemos de viver o presente. Adoro isso! E é verdade, viu? Em tudo na vida, com certeza, há bom humor. OK?

Luz e paz para todos vocês! Excelente dia! E lembre-se, hein: amanhã tem tratamento espiritual para todos nós. Fiquem com Deus!

E até breve! Até muito, muito breve, com bom humor!