Evangelho no Lar Ao Vivo Com Ricardo Melo - Passo a Passo

 

Olá, meus amigos, muito bom dia! Muito bom dia a todos vocês em diversas partes do mundo! Espero que vocês estejam bem! Muita luz e paz para seu coração e também muitas bênçãos para sua vida! É o que desejo para sua família. Hoje é domingo, normalmente, aos domingos pela manhã, eu faço o evangelho no lar com minha família. Hoje eu queria fazer o evangelho no lar com vocês, que também fazem parte da minha família espiritual. De que nós vamos precisar?

De um copo com água. Para quê? Para nós fluidificarmos a água. Para quem não sabe o que é fluidificação da água, nós vamos fazer uma prece de abertura e, depois, na prece de encerramento, nós vamos mentalizar a fluidificação da água. Nós vamos mentalizar Jesus e os bons amigos espirituais, em nome de Deus, lógico, colocando na água todo o recurso fluídico necessário para nosso bem-estar físico e, acima de tudo, espiritual. A água é muito magnetizável. O que isso quer dizer?

Que ela capta nossa energia com muita facilidade. Assim, do mesmo jeito que capta nossa energia, que, às vezes, oscila demais, a água capta também a energia dos espíritos nobres e, sem dúvida alguma, ela acaba se revertendo em um poderoso remédio para nosso coração, um poderoso remédio para todos nós.

Nós vamos trabalhar também com um livro que abriremos ao acaso ou em uma sequência, para nos auxiliar nas nossas reflexões. Hoje, especificamente, eu tenho aqui um livro de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, chamado "Vinha de Luz". Mas não tem que ser este, pode ser qualquer livro que atenda seu coração. Você pode abrir aleatoriamente a bíblia, o alcorão, se falar ao seu coração, os sutras sagrados dos budistas. Podem ser outros livros de Emmanuel, como "Caminho, Verdade e Vida", "Pão Nosso". Existem tantos livros bons! Pode ser um livro de mensagens, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", que eu também uso muito com minha família. Pode ser algum livro de que você goste. O importante é nós termos uma fonte de inspiração que vai nos ajudar. Nós vamos abri-lo, ler um texto, ou parte dele, e refletir juntos sobre a leitura. A única diferença é que aqui, fisicamente, estou fazendo este evangelho sozinho com vocês, mas, normalmente, vai haver mais pessoas ao seu lado.

Se você não estiver sozinho, depois de ler o texto, cada pessoa o comenta um pouco. É essa a diferença. Na hora das orações, um faz a prece de abertura, o outro faz a de encerramento. É isto que vai acontecer: há uma divisão de tarefas para que todo mundo participe. Se você fizer o evangelho sozinho, não há problema nenhum, porque você vai fazê-lo com a presença divina do teu lado, onde quer que você esteja.

A primeira coisa que se faz no evangelho é preparar o ambiente, de preferência silencioso, calmo e tranquilo. Esse é o objetivo, porque, quando você está em um ambiente preparado, ele está em harmonia. Vou começar com uma oração, uma prece, pois o evangelho no lar sempre começa com uma prece. Lembro que, se há pessoas ao seu lado, você pode pedir para alguém fazer a prece. Como estou explicando para vocês, vou fazer nossa oração como faço quando estou com minha família.

"Deus, nosso pai, Jesus, nosso querido amigo, nosso irmão maior, espiritualidade bendita e amiga que nos protege, é com muita alegria, com muito carinho que, nesta manhã de domingo, uma vez mais, abrimos nosso evangelho no lar. Hoje é um evangelho diferente, senhor, com a extensão aberta para amigos que entram nos nossos corações, através das linhas da tecnologia. Mas, sem dúvida alguma, estão sempre presentes no nosso dia a dia com seu carinho, seu afeto, pedindo, pai celestial, a vossa orientação, o vosso amparo para as reflexões que nós vamos fazer. Que a presença abençoada da vibração superior da vida seja caracterizada neste momento! Que possamos sentir, pai celestial, em qualquer lugar do mundo, conectados com esse evangelho, seja ele feito agora, ao vivo, seja feito quando alguém escutá-lo gravado, a vossa presença ao nosso redor. E que, sem dúvida alguma, essa presença possa ser curadora, possa ser serena, amena, inspiradora para nossas almas. Seja conosco, senhor, auxiliando-nos uma vez mais no nosso autoconhecimento, na nossa libertação interior de todas as emoções que não nos pertencem a caminho da evolução espiritual que nos aguarda. Que assim seja, Pai! Que assim seja!"

Quando oramos, estamos abrindo a boca para que o melhor de nossa alma venha à tona. Por isso, sempre começamos nosso evangelho com uma prece. A prece deve ser simples, deve vir do coração, não precisa ser rebuscada. Nada de prece de duas horas, o que vale é a espontaneidade. O senhor da vida não mede o tamanho da nossa fé pela quantidade das nossas palavras, mas sim pela veracidade da nossa transformação interior, pela pureza do nosso coração. É isso que realmente vale. Feita a prece, o que fazemos?

Normalmente, se estivessem comigo duas ou três pessoas, eu iria passar para elas o livro, e elas iriam abri-lo ao acaso ou seguir uma sequência.

No nosso caso, eu vou abri-lo ao acaso. O mundo maior vai nos intuir a abrir este livro hoje. Vamos ver qual é a mensagem que o senhor tem para todos nós nesta manhã de domingo. Vou abri-lo. Capítulo 27 do livro "Vinha de Luz", que é chamado "Indicação de Pedro": "Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz, e siga-a". É uma fala de Pedro na sua primeira epístola, no capítulo 3, versículo 11.

"A indicação do grande apóstolo, para que tenhamos dias felizes, parece extremamente simples pelo reduzido número de palavras, mas revela um campo imenso de obrigações. Não é fácil se afastar do mal consubstanciando os inúmeros desvios da nossa alma através das consecutivas reencarnações".

O que Emmanuel está dizendo?

É difícil nós vencermos os maus hábitos, é difícil nós superarmos o mal, porque estamos insistindo nesse tipo de vibração negativa há muitas encarnações. Nós nos acostumamos a passar por esse tipo de situação pelas nossas tendências.

"E é muito difícil praticar o bem dentro das nocivas paixões pessoais que nos empolgam a personalidade, cabendo-nos ainda reconhecer que, se nós nos conservarmos envolvidos na túnica pesada de nossos velhos caprichos, é impossível buscar a paz e segui-la".

Vejam o que Emmanuel está dizendo: não tem como encontrar a paz verdadeira apegando-se ao passado, não tem como encontrar a paz genuína repetindo os mesmos caprichos dos velhos comportamentos. Imaginem uma pessoa que diz que quer paz, mas vive falando mal dos outros. É a língua, essa língua perigosa! "Eu quero paz", mas a pessoa vive pensando coisas negativas. "Eu quero paz", mas ela é agressiva, não se esforça para melhorar. Nesse sentido, às vezes vamos repetindo hábitos não só desta existência, mas que nos acompanham há diversas existências. Muitas vezes, uma pessoa fala: "Meu Deus! Fiz essa bobagem de novo". Fez mesmo! Nós fazemos de novo. Por quê?

Porque nós estamos acostumados a fazer as mesmas coisas e, quando nós nos acostumamos a fazer as mesmas coisas, é muito importante que a nossa consciência renovada preste atenção ao equívoco, para reformular o comportamento, senão não tem jeito de nós termos paz e sermos felizes. Não adianta achar que um amigo espiritual vai lhe trazer paz, que alguém vai trazer o milagre da paz para sua alma, que um terapeuta maravilhoso vai lhe trazer paz, que um congresso vai lhe trazer paz, que um livro vai lhe trazer paz. Não! Nada disso traz paz para alguém. A paz é conquistada através da reformulação da nossa maneira de viver, da reformulação do nosso padrão vibracional. Quando nós escolhemos estar bem perante a vida, apesar dos problemas da vida, quando nós escolhemos não ser mais vítimas de nós mesmos, do próprio comportamento, da própria sensação de vitimismo, quando nós decidimos que realmente vamos mudar, nós começamos a sentir um pouco de paz. A situação ainda está turbulenta ao nosso lado, cheia de problemas e de dificuldades, mas é como o olho do furacão: apesar de estar uma bagunça do lado de fora, ele em si é relativamente calmo. Internamente nós conseguimos manter um pouco de serenidade. E por quê?

Porque nós decidimos mudar. Decidir mudar e libertar-se do passado é muito importante. Emmanuel nos diz mais.

"Cegaram-nos males numerosos, aos quais nos inclinamos nas sendas evolutivas e, acostumados ao exclusivismo e ao atrito inútil, no desperdício de energias sagradas, nós ignoramos como procurar a tranquilidade consoladora. Essa é a situação real da maioria dos encarnados e de grande parte dos desencarnados que se acomodam aos círculos do homem, porque a morte física não soluciona problemas que condizem com o foro íntimo de cada um".

Vejam que importante isso! O que Emmanuel está dizendo?

A morte não vai resolver problema de ninguém. O fato de uma pessoa desencarnar não a torna santa. Dessa forma, a pessoa perturbada aqui desencarna perturbada; a pessoa viciada aqui desencarna viciada; a pessoa desencarnada que fala mal dos outros aqui fica com a língua ruim do mesmo jeito do outro lado. É o que Emmanuel disse no final. Vou ler de novo: "A morte física não soluciona problemas que condizem com o foro íntimo de cada um".

Então, a mudança do nosso comportamento é necessária para nosso bem-estar. Não tem outro jeito. Não adianta terceirizar essa mudança. "Mas eu quero uma vida mais feliz em 2019". OK, então aja como uma pessoa mais feliz. Como uma pessoa mais feliz age? Ela utiliza o tempo dela para quê? Só para ir a um shopping center, só com futilidades, só para consumir, só para ver televisão? Tudo bem que nós tenhamos momentos de lazer. Pelo amor de Deus, nada contra isso, para deixar bem claro. O que eu quero dizer é o seguinte: será que não existem outras formas de usar o tempo? Será que uma pessoa feliz não usa o tempo cuidando do espírito, lendo um bom livro? Será que uma pessoa feliz não faz uma caminhada na natureza? Será que uma pessoa feliz não procura visitar alguém que está doente? Será que uma pessoa feliz não tem paciência para conversar com um familiar difícil? Será que uma pessoa feliz não mergulha dentro da própria alma, visita a própria alma, para tentar limpar a própria mente que, às vezes, está doente ou o próprio coração que está pesado?

Por isso, é muito importante que nós tenhamos condições de nos transformar. Essa transformação interior é um desafio, e é por isso que nós não evoluímos da noite para o dia. Mas, se nós fizermos nossa parte, com certeza, tudo se torna possível. Portanto, nós temos que caminhar para, quando chegar o momento, nós desencarnarmos em paz e, consequentemente, chegarmos ao mundo espiritual em outro patamar. A mudança acontece aqui, enquanto nós estamos na Terra. Era isso que Jesus falava. O que Jesus dizia no evangelho?

"Vai, reconcilia-te com teu irmão, enquanto tu ainda estás a caminho", porque depois fica complicado.

Vamos continuar com a leitura. "A palavra de Pedro, desse modo, vale por desafio generoso. Nosso esforço deve convergir para a grande realização. Dilacere-se-nos o ideal ou fira-se-nos a alma; apartemo-nos do mal e pratiquemos o bem possível; identifiquemos a verdadeira paz e sigamo-la. E tão logo alcancemos as primeiras expressões do sublime serviço, referente à própria edificação, lembremo-nos de que não basta evitar o mal, e sim nos afastarmos dele, semeando sempre o bem. E que não vale tão somente desejar a paz, mas buscá-la e segui-la com toda a persistência de nossa fé".

Vejam que profundo o que Emmanuel está dizendo. Não basta você simplesmente falar "eu quero o bem". Você tem que trabalhar pelo seu bem. "Eu não quero ser infeliz". Você tem que trabalhar pela sua felicidade. Emmanuel está dizendo que é extremamente importante que nós não nos omitamos nessa nossa transformação interior. Emmanuel está sugerindo que estejamos abertos à renovação constante. Pensem o seguinte: não vai haver facilidade para ninguém. Isso não existe. Você pode ter certeza disso.

Na hora em que nós começamos a trabalhar pela nossa reforma íntima, surgem problemas de todos os lados. É o familiar que, muitas vezes, não aceita comportamentos nossos. Você se propõe a fazer alguma coisa boa e, de repente, as coisas dão errado. "Eu vou visitar a instituição tal". No dia em que você está saindo, é impressionante, acontece algo para tentar atrapalhar você. Você fala: "Ricardo, eu vou fazer evangelho no lar", como nós estamos fazendo agora, e, quando você vai começar, toca o telefone. É assim mesmo. Você fala: "Toda segunda-feira eu vou à casa espírita". Pode ser à igreja, não importa. "Eu vou receber um passe ou assistir a uma reunião".

Na hora em que você está indo, alguma coisa acontece: é o carro que pifa, é o trânsito que engarrafa. Você tem que ter força de vontade, não basta dizer que quer mudar. Você tem de mostrar para o universo, com sua persistência, com seu foco, com sua força de vontade, que quer mudar. No início de toda mudança, a força de vontade é necessária, senão nós não saímos da zona de conforto. Mas, depois que nós saímos da zona de conforto e começamos o processo de mudança, a leveza que ela traz, a confiança que ela traz, naturalmente, tem que nos ajudar a não precisarmos mais de força de vontade. Por quê?

Porque nós estaremos tão leves, tão em paz nesse novo caminho que nós não precisaremos mais nos esforçar para fazer as coisas. Vai ser algo fluido, como as águas de um rio vão fluindo em direção ao oceano. Nesse sentido, hoje, a mensagem do evangelho para nós, literalmente espontânea e planejada pelo mundo maior, nas palavras de Pedro, é que busquemos a paz reformulando nosso comportamento. Independentemente do que aconteceu lá atrás, a vida está acontecendo aqui hoje. Não adianta nós ficarmos presos ao amanhã, porque a vida está acontecendo aqui hoje. E nós temos que nos esforçar de verdade. Faça uma lista daquilo que precisa melhorar, uma lista de maus hábitos. A pessoa orgulhosa e teimosa vai se afastando do bem, infelizmente. Existem pessoas que xingam os outros, que nunca veem o que podem melhorar em seu comportamento, que acham que sua dor lhes dá o direito de fazer os outros sofrerem. Existem pessoas que são assim: "Meu filho morreu".

Pronto: é como se elas tivessem uma carta branca para magoar outras pessoas. "Perdi meu emprego", "Eu estou doente". Não, não é assim que funciona. Todos nós temos nossa dor. Então, nós temos de ter decência e bom senso para lidar com ela. É por isso que a fé existe. A fé é a bengala verdadeira que nos sustenta perante a vida, não é a queixa, não é a arrogância, não é a raiva. É lógico que, nos primeiros momentos de uma dor mais complicada, nosso coração se fecha normalmente. Pelo menos com a maioria das pessoas é assim, mas existem pessoas que querem ficar com ele fechado. Existem pessoas que passaram por um problema há 5, 10, 15, 20 anos e continuam amarguradas até hoje. Elas desistiram de viver, mas ficam querendo que Deus as ajude. Ora, como? Como Deus vai ajudá-lo se você não está se ajudando? Essa é a pergunta. O próprio Emmanuel, que é o autor espiritual deste livro, fala que nós precisamos ajudar Deus a nos ajudar. Isso faz sentido para você? Nós precisamos ajudar Deus a nos ajudar. Como nós ajudamos Deus a nos ajudar?

Fazendo nossa parte porque, com a cabeça livre, complica demais, complica demais. Então, vamos ampliar o nosso coração, porque isso é muito importante. O que são as pílulas?

São exatamente isto: conta-gotas do evangelho. Cada pílula que eu gravo é uma gota de luz na minha alma, para minha cabeça ficar menos dura e, um dia, minha alma ser mais leve e feliz. É um processo. Tenha certeza de que é um processo para todos nós. Eu vejo que algumas pessoas acham que tudo é mais simples para o outro. "Eu tenho um problema na minha casa que você não tem". Nós sempre achamos que a grama do outro é mais verde. "Minha família é mais complicada".

Todas as pessoas têm problemas, todas elas têm uma justificativa para não sair do lugar. Todas as pessoas têm um porquê para não se movimentar. Não existe uma pessoa que não tenha problema. O sol nasce para todos, e a lua chega para todos, o dia nublado vem para todos, a chuva vem para todos. Os dias são iguais para todos nós. O que eu quero dizer com isso?

Não acredite que é só você que está passando por problemas ou é só você que vai ter alegrias. Todos nós vamos ter bons momentos e momentos difíceis, todos nós vamos viver instantes em que as pessoas vão nos apoiar, ajudar, amparar e nos dar abraços; e instantes em que vão nos criticar, falar mal de nós, não vão nos dar apoio nem vão falar "eu te amo" para acalmar nosso coração. Mas viver é passar pelas dificuldades existenciais mantendo a paz interior. É aí que o evangelho entra. O evangelho é o remédio. Com os conta-gotas que são as pílulas, nós estudamos suas lições. Vejam como o culto no lar é importante. Fazendo-o na sua casa, você vai elevar a vibração do seu lar para sua família, mesmo que ela não participe, porque você está fazendo. Olhem a importância: você está ligando sua mente a pensamentos superiores da vida. Esses pensamentos vão trazer para você um bem-estar interior impagável, vão auxiliá-lo a passar pelas dificuldades de maneira incrível. O evangelho não impede as dificuldades, vamos deixar isso bem claro. Orar não impede os problemas da nossa vida, mesmo porque muitos deles são o remédio para nossa transformação, ainda que nós não tenhamos consciência disso. Mas, com certeza, a oração e o evangelho fortalecem nossa alma, trazem-nos lucidez e consciência, para nós passarmos pelos desafios.

É como fala o salmo 23: "Ainda que eu passe pelo vale escuro da sombra da morte, eu não temerei mal algum, senhor, porque tu estás comigo".

Essa é a ideia. Quando nós nos sentimos conectados ao evangelho, nós nos sentimos mais fortes para seguir. O evangelho no lar normalmente dura de 15 minutos a meia-hora, dependendo da família e da participação das pessoas. Não existe um tempo certo para fazê-lo. Para fechar o evangelho no lar, nós vamos fazer a prece de agradecimento, pedir a fluidificação da água para seguir com nosso dia. Lembrem-se de que eu estou com minha água, e você deve estar com a sua. É importante nós fecharmos com uma prece, lembrem-se disso. O evangelho pode ser feito mais de uma vez?

O evangelho deve ser feito todo dia, se você tiver essa condição. Principalmente quem está passando por problemas mais difíceis, eu aconselho fazer todos os dias. Os amigos espirituais nos falam isso. O evangelho no lar todos os dias vai fazer uma diferença enorme. Por quê?

Porque você vai estar reenergizando sua mente, potencializando seu coração, ligando-se espiritualmente àquilo que é maior todos os dias. "Eu não posso". Então, faça pelo menos uma vez na semana, que já vai fazer uma diferença enorme. E isso, com certeza, vai nos transformar.

Lembre-se: não tem nada a ver com religião. O evangelho no lar é uma prática para você estar em contato com Deus. Essa é a ideia, esse é o ponto. Você pode ser evangélico, muçulmano, católico, espírita, budista, não importa. A prática do evangelho no lar nos faz muito bem. Dessa maneira, faça seu trabalho interior porque, se você ilumina sua casa, se você atrai a presença dos bons amigos espirituais para sua casa, para seu lar, as pessoas ao redor se beneficiam, todas elas. Imaginem se há algum parente dentro da sua casa com problema de alcoolismo, com dependência química, depressão, ansiedade: o evangelho é uma benção, o evangelho revigora, amplia o coração, potencializa a vida. Vamos fazer nossa prece em agradecimento. Se você estiver com outras pessoas, é melhor. O ideal não é que uma pessoa faça tudo. Procure dividir as tarefas, uma pessoa faz a oração de introdução, e outra faz a de agradecimento. O ideal é que outra pessoa a faça. Uma faz a oração, outra faz a leitura, todos comentam, e outra faz a prece de encerramento.

"Bom Deus, mais uma vez nós queremos agradecer a presença desses bons amigos espirituais que, em nome de Jesus, vêm nos relembrar as mensagens do evangelho. Nós agradecemos a proteção recebida. Nós rogamos a fluidificação desta água para que tenha energia positiva e, consequentemente, seja um remédio que possa nos auxiliar fisicamente e espiritualmente na nossa recuperação interior, que possa beneficiar nossas plantas e nossos animais. E, acima de tudo, pai, que o evangelho de hoje possa nos relembrar a importância de nós mudarmos as atitudes que precisam ser modificadas. Em especial, peço por cada um desses amigos queridos que estão participando agora e por cada um que escutar esta transmissão depois, para que eles possam encontrar respostas para suas perguntas, para que possam encontrar conforto para suas dores e inspiração para seus dias no evangelho no lar. Gratos que sempre estamos pela presença do senhor em nossas vidas, nós agradecemos, de maneira profunda, por este instante de paz e de luz. Seja conosco, senhor, iluminando cada lugar, cada parte do nosso mundo, para que, um dia, todos nós, no mundo físico e espiritual, tenhamos a verdadeira paz que o senhor nos ensinou. Seja conosco, pai, hoje e sempre. Que assim seja! Amém!"

Você sabe que a palavra "amém" é "assim seja" em latim? "Amém" é a mesma coisa em latim. Que bom! E, quando termina a oração, você bebe a água e dá para cada um bebê-la também, coloque na sua planta, dê para seu cachorro ou seu gato tomar, coloque no seu filtro. E você pode ir renovando-a até o próximo evangelho. Essa água vai terminando, e você a renova. É um remédio espiritual. Pode ter certeza de que os amigos espirituais colocaram aqui o que eu preciso hoje, e, para você, o que você necessita.

Beijo grande no seu coração! Luz e paz para sua vida sempre! Fiquem com Deus! E você já sabe, até breve! Eu que agradeço sempre! Até muito breve! Luz e paz de verdade! Tchau! Obrigado por tudo!